
As primeiras 5 mil doses de vacinas vão começar a ser administradas a partir da próxima semana, segundo a fonte, que especifica que um total de 15 mil unidades serão alocadas em três semanas.
A Câmara Municipal de Bordeaux indicou que um posto de vacinação improvisado seria instalado "se possível a partir de quarta-feira" no bairro de Bacalan (cerca de 8.000 habitantes), ao norte da cidade.
Farmácias de bairro também serão habilitadas a aplicar a vacina Moderna, para agilizar a operação.
A agência regional de saúde havia anunciado na sexta-feira o surgimento de um surto em Bacalan, onde cinquenta pessoas por enquanto testaram positivo para uma variante "já conhecida, mas rara até agora".
"É uma 'variante preocupante', como a inglesa e a indiana, por exemplo. A sua estirpe é inglesa, mas sofreu uma mutação", disse à AFP Patrick Dehail, consultor científico da agência.
Chamada VOC 20I / 484Q, esta variante nunca criou um foco tão significativo. Chegou ao bairro e arredores devido a "duas cadeias de contágio", segundo autoridades de saúde francesas.
Os afetados por enquanto são jovens, crianças em idade escolar e os pais. Os sintomas são os habituais e também há positivos assintomáticos.
Comentários