"A oração do Ângelus do Santo Padre (...) será transmitida por vídeo ao vivo para as telas na praça de São Pedro", informou o Vaticano, num comunicado divulgado neste sábado (7).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a propagação do vírus como "profundamente preocupante". No total, 95 países estão afetados pelo Covid-19, que deixou pelo menos 3.556 mortos e quase 105.000 casos em todo planeta.
Este sábado, a China anunciou 28 novos vítimas fatais, o que eleva para 3.070 o número de óbitos no país. O governo informou ainda que houve um aumento nos casos fora da província de Hubei, onde o vírus apareceu em dezembro.
Cerca de 70 pessoas permanecem sob os escombros, este sábado, depois do desabamento de um hotel na cidade chinesa de Quanzhou (sudeste), usado para abrigar pessoas em quarentena. Até o momento, os serviços de resgate conseguiram retirar 37 pessoas.
O número de contaminações na Coreia do Sul passou, este sábado, de 7.000 (com 44 mortos), fazendo deste país o mais afetado depois da China. Em seguida, vem Itália (5.883 casos, com 233 falecimentos) e Irão (5.823 casos e 145 mortos).
O governo italiano disse que vai reforçar os seus hospitais com 20.000 pessoas, entre médicos e enfermeiros, para enfrentar a epidemia.
Já França aumentou para 16 o número de mortos, e para 949, o de contágios.
América Latina e Caribe somam 51 infectados. O Paraguai anunciou este sábado o seu primeiro caso, e Colômbia e Costa Rica relataram ontem as primeiras infeções. Após a confirmação de oito casos, a Argentina anunciou que vai conceder uma licença de trabalho excepcional para quem entrar no país.
A ilha de Malta divulgou um primeiro contágio este sábado, e o arquipélago das Maldivas detectou os seus dois primeiros casos entre o pessoal de um hotel de luxo.
Preocupação nos EUA
Nos Estados Unidos, a expansão da epidemia preocupa cada vez mais, depois que 21 pessoas a bordo do cruzeiro "Grand Princess", estacionado na costa de San Francisco, deram positivo para a presença do coronavírus. Estão contaminados 19 membros da tripulação e dois passageiros. Há 3.533 pessoas a bordo.
O "Grand Princess" pertence à mesma companhia que operava o navio afetado pelo coronavírus no Japão no mês passado, no qual mais de 700 pessoas a bordo deram positivo.
Além disso, duas pessoas morreram pelo coronavírus na Flórida, as primeiras vítimas americanas fora da Costa Oeste, anunciaram as autoridades deste estado do sudeste dos EUA.
Também cresce a preocupação com o impacto económico da epidemia no mundo, em especial na China, cuja atividade segue em grande parte paralisada. Nos dois primeiros meses do ano, as exportações chinesas desceram 17,2%.
A preocupação global com a epidemia também se reflete na quantidade de eventos desportivos e outros acontecimentos de multidões cancelados.
Prevista para 15 de março e com 17 mil corredores inscritos, a Maratona de Barcelona foi adiada para 25 de outubro. Ontem, a Federação Mundial de Atletismo, a World Athletics, anunciou que os Mundiais de meia maratona, programados para 29 de março em Gdynia, na Polónia, serão realizados em 17 de outubro.
A World Athletics já havia adiado o Mundial de pista coberta. Inicialmente previsto para acontecer de 13 a 15 de março em Nanquim, na China, agora será em 2021.
Nos Estados Unidos, a NBA pediu às suas equipas que preparem estratégias de contingência, caso seja necessário disputar jogos sem público, informou ontem a emissora ESPN.
Já na Arábia Saudita, o reino decidiu reabrir a esplanada que cerca a Kaaba, o lugar mais santo do Islão, situado no coração da Grande Mesquita de Meca. A pequena peregrinação (Umra) continua, no entanto, suspensa.
Comentários