A Zero defende o encerramento das centrais de Sines, em Setúbal, e do Pêgo, em Santarém. Os ambientalistas acreditam que estas deviam ser substituídas por centrais de ciclo combinado, a gás natural, que poluem menos.

Rui Teixeira, administrador da EDP com a área de produção, contraria a Zero e diz que Sines é a central termoelétrica mais eficiente do país. A notícia é avançada pela TSF.

EDP, Petrogal, Cimpor e TAP são as empresas portuguesas com maiores emissões de gases com efeito de estufa (GEE), sendo o transporte rodoviário e a produção de eletricidade os setores responsáveis por 46% das emissões.

O alerta é da associação Zero. A organização não governamental analisou dados de diversas fontes e elaborou o ranking das cinco principais empresas emissoras de GEE em Portugal, bem como os cinco setores responsáveis pela maioria das emissões: EDP, Tejo Energia, Petróleos de Portugal, CIMPOR e TAP.

A poluição atmosférica é a quarta principal causa de morte prematura no mundo, provocando perdas estimadas em milhares de milhões de euros à escala mundial.

Leia também: Os 10 lugares mais poluídos do mundo

Veja ainda15 consequências das alterações climáticas para a saúde

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.