A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alerta para a necessidade de um reforço urgente das equipas médicas e de meios materiais no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a fim de assegurar a qualidade dos serviços prestados pela única unidade existente do Serviço Nacional de Saúde na região Centro.

As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
Ver artigo

"É indispensável possibilitar uma resposta adequada para todos os doentes", assevera a SRCOM em comunicado.

"O CHUC não tem atualmente qualquer resposta para estes doentes durante a noite. É grave porque deixa 1,7 milhões de habitantes desprotegidos na região Centro", afirma o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Há problemas graves e intoleráveis para cumprir a escala médica

Especifica: “Há problemas graves e intoleráveis para cumprir a escala médica, a partir das 22h, uma vez que o único serviço de cirurgia plástica e queimados da região Centro encerra por não existir uma escala noturna autorizada pelo hospital. Quando surgem situações urgentes durante a noite, como por exemplo, vítimas de queimaduras graves, têm de ser transferidas para outros hospitais do País. Por outro lado, é necessária, também, uma unidade de cuidados intermédios que é atualmente inexistente. São carências muito preocupantes tendo em conta que também  acorrem àquele serviço utentes oriundos de vários pontos do país e, muitas vezes, vítimas de catástrofes e acidentes de extrema gravidade”.

"Este alerta é necessário para evitar uma calamidade", assume o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
Ver artigo

"Face aos grandes incêndios que ocorreram o ano passado na região Centro, os profissionais de saúde do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foram inexcedíveis. Vários responsáveis políticos conheceram as debilidades deste serviço perante a falta de recursos humanos e já elogiaram o trabalho extraordinário e de extrema complexidade ali realizado", sustenta o presidente da SRCOM.

Recorde-se que este serviço cirúrgico está vocacionado para responder ao tratamento de lesões traumáticas e suas sequelas, tumores ósseos, reconstrução mamária, e integra também a Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual.