Para assinalar o Dia Mundial do Sono, o HospitalCuf Porto promove hoje rastreios gratuitos, das 10h às 17h, no piso 0 da unidade hospitalar, a toda a população do norte do país.
“Com esta iniciativa pretendemos testar a qualidade do sono dos portugueses e dar conselhos sobre os cuidados necessários na hora de dormir. Os rastreios vão permitir que as pessoas percebam se estão a dormir bem ou se precisam de ajuda médica”, explica Marta Gonçalves, coordenadora da Unidade da Medicina do Sono do hospitalcuf porto.
Os rastreios incluem a realização de testes para avaliar a qualidade do sono e a probabilidade de ter apneia do sono e permitem saber, em poucos minutos, o grau de sonolência diurna.
O sono é uma função vital necessária à manutenção de um bom estado de saúde, pois contribui para a recuperação física e psicológica do organismo.
A quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita diariamente para manter um nível de funcionamento adequado é variável. A maioria dos indivíduos necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, mas há quem se sinta restabelecido após quatro a cinco horas de sono, e há quem necessite de dez horas.
Assim, considera-se que a quantidade de sono ideal para um indivíduo é o número de horas que esse indivíduo necessita de dormir para acordar física e psicologicamente recuperado. Períodos de sonolência diurna, irritabilidade ou diminuição da concentração e da produtividade podem ser sinais de sono insuficiente ou de má qualidade.
A Unidade de Medicina do Sono do hospitalcuf porto dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das perturbações do sono.
O Dia mundial do Sono é uma iniciativa, assinalada anualmente a 16 de março, da World Association of Sleep Medicine (WASM) que visa diminuir a incidência de problemas de sono em geral na sociedade por meio da prevenção, orientações e tratamento adequado para as mais diversas desordens de sono como a apneia do sono, insónia, bruxismo, entre outros.
16 de março de 2012
@LPM Comunicação
Comentários