Promovida pela Confederação Portuguesa do Yoga, em parceria com a Embaixada da Índia em Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, a iniciativa pretende “transformar a capital portuguesa num dos epicentros mundiais das comemorações oficiais do Dia Internacional do Yoga”, com a realização de “uma grande aula do yoga, entre outras atividades”, que vão decorrer a partir das 10:00 de domingo, na Pista de Atletismo Prof. Moniz Pereira, em Lisboa.

10 posições de ioga que combatem as dores nas costas
10 posições de ioga que combatem as dores nas costas
Ver artigo

“Em nome de um planeta sustentável e pacífico, mais de 2.000 praticantes do yoga de todo o país irão juntar-se nesta iniciativa”, avançou a Confederação Portuguesa do Yoga, indicando que esta “será a 18.ª comemoração em Portugal, o primeiro país do mundo a celebrar o Dia Internacional do Yoga”, o que aconteceu em 21 de junho de 2002.

Este ano, o Dia Internacional do Yoga, em Lisboa, vai contar com a presença do presidente da Confederação Europeia do Yoga, H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, e a embaixadora da Índia em Portugal, Nandini Singla.

Esta celebração realiza-se por iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga, que candidatou, em 2001, à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o “International Day of Yoga - IDY / Dia Internacional do Yoga”.

Em 11 de dezembro de 2014, por maioria generalizada da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), “por 177 países, o maior número de apoiantes de sempre de todas as resoluções das Nações Unidas”, o Dia Internacional do Yoga viria a ser oficializado, lembrou a Confederação Portuguesa do Yoga, recordando ainda que, “em 01 de dezembro de 2016, o yoga da Índia - a filosofia prática mais antiga do planeta - foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade”.

Oficialmente reconhecido pela ONU, o Dia Internacional do Yoga – 21 de junho - solstício de verão, “é tradicionalmente comemorado em Portugal no domingo seguinte, para que mais pessoas possam unir-se para praticar yoga e contribuir para a causa da sustentabilidade e paz mundial”, referiu a organização do evento de celebração em Lisboa.

Além da iniciativa de domingo, esta efeméride vai ser assinalada na sexta-feira - 21 de junho -, pela Embaixada da Índia, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, com uma aula do yoga dada pela Confederação Portuguesa do Yoga, a partir das 18:30.

Tem dores nas costas? 10 dicas para que a mala não seja um pesadelo
Tem dores nas costas? 10 dicas para que a mala não seja um pesadelo
Ver artigo

A comemoração do Dia Internacional do Yoga vai ser precedida pelo Dia do Darshana, o Dia da Filosofia e da Ciência, que se vai realizar no sábado, no Tivoli, em Lisboa, onde vai ser apresentado, pelas 14:30, o espetáculo “O Céu na Terra”, pelo Pashupati – Grupo de Demonstradores do Yoga Avançado da Confederação Portuguesa do Yoga.

Com entrada livre e gratuita, este espetáculo será seguido de uma tarde de conferências sobre o yoga, entre as quais, uma sobre “Buracos Negros, 100 anos depois da Confirmação da Teoria da Relatividade”, pelo astrónomo e diretor do Centro de Ciência Viva de Constância, Máximo Ferreira, e outra sobre o projeto “Corrupção Mata”, pelo ativista Florin Badita, que venceu o Prémio de European Personality of the Year em 2018.

De acordo com a organização, “o Dia Internacional do Yoga é agora candidato precursor na ONU a Primeiro Dia Global da Humanidade”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.