O projeto “Sorrisos do Mundo” transforma os desenhos, dos utentes da Associação de Paralisia Cerebral (APC), de Vila Real, em obras de arte que embrulham garrafas de vinho do Douro à venda em Portugal, China ou Alemanha.
O projeto nasceu de uma parceria entre a APC e a Quinta do Alto, em Santa Marta de Penaguião e pretende divulgar os sorrisos destes artistas pelo mundo.
Sentados à volta de uma mesa, um grupo de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais desenha uvas em papel seda.
“Estive a fazer uma uva para depois por nas garrafas que são para venda ou oferecer”, explicou Ana Margarida.
Daniel Alves, de Vila Pouca de Aguiar, apontou para o seu desenho e exclamou orgulhoso: “são uvas, fui eu que fiz e são para o vinho”.
Cada pedaço de papel seda transforma-se numa obra de arte e vai embrulhar as garrafas, todas elas identificadas com o nome do artista.
Carina Pedrosa, terapeuta ocupacional, referiu que a colaboração dos jovens vai desde o desenho à colocação dos suportes das garrafas nas caixas de madeira e depois, com um sistema de carimbos, fazem também a decoração da tampa da caixa.
Por sua vez, Cláudia Carvalho, da direção técnica da APC, salientou que o projeto ajuda a valorizar o trabalho feito pelos utentes da instituição.
“Aqui está a solução para divulgar as peças de arte que eles vão fazendo durante o dia. É uma forma de transportar lá para fora, de mostrar, toda esta dedicação, todo este sentimento que eles transmitem numa pintura”, sublinhou.
No âmbito do “Sorrisos do Mundo”, o produtor vai financiar viagens dos meninos por outras zonas do país.
“É irem ver, experimentar, cheirar e sentir coisas diferentes”, salientou Cláudia Carvalho.
A ideia passa por levar os jovens a diferentes zonas vitícolas, para poderem conhecer outras formas de produção de vinho.
A Quinta do Alto selecionou vinho tinto do Douro para esta campanha, numa edição limitada. Cada caixa de três garrafas custa 30 euros.
O produtor vende em Portugal e ainda para países como a China, Alemanha ou Polónia.
O projeto é apresentado oficialmente na segunda-feira, na loja da Exauro - Cibinho de Ouro, que apoia a iniciativa.
22 de novembro de 201
@Lusa
Comentários