18 de março de 2013 - 16h08
O grupo alimentar francês Danone anunciou hoje ter retirado do mercado alguns produtos lácteos após a descoberta de aflatoxina, substância que pode ter efeitos cancerígenos, no leite entregue por um fornecedor.
Por precaução, a empresa também bloqueou nos seus armazéns 75 toneladas de produtos destinados ao mercado romeno, que poderiam ter estado em contacto com o leite contaminado, informou a Danone Roménia num comunicado.
A aflatoxina é uma micotoxina que pode ter efeitos cancerígenos se for consumida em grande quantidade durante um longo período. Pode aparecer no leite dos animais na sequência de uma contaminação da forragem.
As autoridades sanitárias romenas estão a realizar desde 07 de março uma campanha de fiscalização do leite de várias quintas e centros de tratamento, depois de terem sido descobertos alguns lotes com um limite de aflatoxina superior ao autorizado.
Os resultados definitivos da campanha de controlo devem ser conhecidos até ao final da semana.
No entanto, a quantidade do leite contaminado descoberto foi mínima: 0,2 por cento da produção diária de 20.000 toneladas, indicou a agência para a segurança alimentar (ANSVSA).
No final de fevereiro, a Sérvia, a Croácia e a Bósnia retiraram do mercado leite suspeito de conter aflatoxina.
Lusa