O Reino Unido registou até agora 26.097 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, balanço que a partir de hoje inclui os óbitos fora dos hospitais, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab. O anterior balanço, referente a terça-feira, apontava para 21.678 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde britânico, foram registados mais 4.076 casos de contágio nas últimas 24 horas, aumentando o total para 165.221 até às 09:00 de hoje.

O total de 26.097 vítimas mortais coloca o Reino Unido atrás de Itália (27.682 óbitos) na lista de países europeus mais afetados pela pandemia. A seguir a Itália e Reino Unido surgem Espanha (24.275 mortos) e França (23.660 mortos).

O ministro disse que as 3.811 mortes adicionais, comparando com os totais divulgados no dia anterior, foram registadas entre 02 de março e 28 de abril, e que a variação diária relativamente ao balanço de terça-feira foi de um aumento de 765 mortes.

Até agora, os balanços diários do Governo britânico davam apenas conta dos casos e mortes nos hospitais, mas isto levou a críticas por omitir o impacto da pandemia no exterior, em particular em lares de idosos, subestimando o número real de mortes.

Dados publicados pelo instituto de estatísticas britânico (ONS) na terça-feira indicavam que um terço do total das mortes atribuídas à pandemia COVID-19 no Reino Unido estão a ocorrer fora dos hospitais.

O subdiretor-geral da Saúde de Inglaterra, Jonathan Van Tam, admite que o balanço final só vai ser conhecido quando for apurado o excesso de mortalidade.  “A seu tempo, teremos uma resposta melhor quando começarmos a olhar para o excesso de mortalidade, que vai ter em conta as mortes relacionadas com a COVID-19 e as mortes que poderão ter acontecido, não devido à COVID-19, mas como consequência da crise”, afirmou hoje, na conferência de imprensa diária do governo britânico.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 973 mortos associados à COVID-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje. Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,6%) e mais 183 casos de infeção (+0,8%).

Portugal vai terminar no sábado, 02 de maio, o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo deverá anunciar na quinta-feira as medidas para continuar a combater a pandemia.

Devido ao fim de semana prolongado, o Governo decretou, entretanto, a proibição de deslocações entre concelhos de 01 a 03 de maio.

Veja o vídeo: Como se faz gel desinfetante?

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.