Ao todo, Espanha já registou 188.068 casos de infeção. O número de mortos e recuperados não foi divulgado pelas autoridades espanholas esta sexta-feira, embora se aponte para uma estimativa de 585 óbitos em 24 horas.

Na quinta-feira, registaram-se 551 mortes devido ao novo coronavírus. A taxa de letalidade da doença em Espanha situa-se nos 10,5%.

Já morreram em Espanha por COVID-19 19.478 pessoas, sendo que esse número sofreu uma série de ajustes que não permitem apurar com certeza o total de mortes nas últimas 24 horas, admite o Ministério da Saúde espanhol.

A nível global, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.