Em comunicado, a empresa adiantou que a desinfeção teve início na estação de Telheiras (Linha Verde), na madrugada de 15 de março, prosseguindo nas restantes estações das linhas Verde, Vermelha, Amarela e Azul.

“Esta ação decorre nos dias 15 a 19 de março nas 56 estações de toda a rede do Metropolitano de Lisboa, em período noturno, entre as 00:00 e as 06:00”, pode ler-se no comunicado.

De acordo com a entidade, a ação de desinfeção por nebulização elétrica incide nos locais de maior contacto de passageiros, como corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controlo e canais de validação, elevadores e outras instalações.

“O produto aplicado cumpre os requisitos da norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus e outros e revela uma eficácia superior a 99,99%. Este produto utilizado pelo Metropolitano de Lisboa mantém ativo o efeito biocida por 30 dias, a contar da data da sua aplicação”, referiu o Metro de Lisboa.

Por outro lado, nas carruagens, a desinfeção ocorre com os comboios estacionados no cais e/ou términos de algumas estações, a partir das 21:00 e 22:00, respetivamente, nos dias úteis.

Segundo a empresa, o desinfetante é aplicado em cerca de oito unidades triplas (24 carruagens) por dia, mantendo “um intervalo de 30 dias entre a carruagem limpa no ‘dia 1’ e a próxima aplicação do produto no mês seguinte”.

“Além destas ações mensais de limpeza nas estações, o Metropolitano de Lisboa continua a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas ações de desinfeção”, recordou.

O Metro de Lisboa acrescentou que está prevista a realização de mais três ações de desinfeção em todas as estações da rede até ao final do primeiro semestre do ano.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.