“Atingimos hoje metas importantes: mais de metade dos adultos na UE receberam pelo menos uma dose de uma vacina para a covid-19 e 100 milhões estão totalmente vacinados”, escreveu Von der Leyen na sua conta na rede social Twitter.

Segundo dados da Comissão Europeia, receberam já a primeira dose de uma das vacinas 51% da população com mais de 18 anos na UE, tendo sido até agora distribuídas 328,6 milhões de doses e administradas 281,3 milhões.

O objetivo de Bruxelas é ter, já em juho, 70% da população adulta da UE vacinada.

Por outro lado, salientou a líder do executivo comunitário, foram exportadas 350 milhões de doses da UE para 90 países terceiros.

Há quatro vacinas da covid-19 autorizadas na UE, das famacêuticas Pfizer BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssenn (subsidiária da Johnson & Johnson) e que é a única administrada numa dose.

A pandemia de provocou, pelo menos, 3.764.250 mortos no mundo, resultantes de mais de 174,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.