"Mais seis utentes e cinco funcionários" fizeram testes com resultado positivo para o coronavírus SARS-CoV-2, indicou à agência Lusa o vice-presidente do Município de Arraiolos, Jorge Macau.
Segundo o autarca, em quase de duas semanas, os casos de covid-19 no lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Igrejinha passaram de 28 (17 utentes e 11 funcionários) para 39 (23 residentes e 16 colaboradores).
Jorge Macau assinalou que dois dos utentes infetados morreram e que outros dois estão internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).
Já os utentes deste lar que tiveram resultado negativo na testagem do vírus que provoca a doença covid-19, encontram-se no edifício da instituição e estão separados dos residentes infetados.
Detetado no início deste mês, o primeiro caso de covid-19 na instituição foi o de um funcionário que começou a ter sintomas da doença e fez um teste com resultado positivo.
O autarca adiantou que a presidente câmara, Sílvia Pinto, o vereador João Campos e oito funcionários do município também tiveram resultado positivo para o SARS-CoV-2 em testes rápidos, realizados à equipa do voto antecipado em mobilidade.
"Achámos melhor fazer testes às pessoas que se iam deslocar aos lares e a casa das pessoas confinadas", referiu, sublinhando que nenhum deles tem "um único sintoma" da doença, pelo que "foi uma surpresa".
Macau notou que a câmara municipal já reportou a situação à Autoridade de Saúde Pública e que os autarcas e funcionários que podem estar infetados estão a aguardar indicações para a eventual realização de testes laboratoriais.
Entretanto, já foi feita uma desinfeção do edifício dos Paços do Concelho por uma empresa especializada, realçou, frisando que os serviços municipais continuam a funcionar sem atendimento presencial.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Comentários