De acordo com a principal jornalista política da rádio e televisão pública BBC, Laura Kuenssberg, Johnson deve conceder uma entrevista coletiva este sábado, que não estava prevista, ao lado dos seus principais conselheiros científicos e médicos.

A entrevista teria sido antecipada depois de o jornal Times ter informado na sexta-feira à noite que o primeiro-ministro conservador estava a pensar anunciar na segunda-feira um novo confinamento em toda a Inglaterra a partir de quarta-feira, e até 1 de dezembro.

Segundo o jornal, os estabelecimentos comerciais não essenciais serão fechados, mas as creches, escolas e universidades permanecerão abertas.

Os bares, pubs e restaurantes também serão obrigados a interromper as atividades durante algumas semanas, um duro golpe para um setor muito afetado pela pandemia.

O tabloide Daily Mail afirmou que Johnson foi pressionado pelos seus conselheiros científicos a agir para conter o aumento das infecções agora, na esperança de permitir que as famílias se reúnam no Natal.

A pandemia já matou mais de 46.000 pessoas no Reino Unido, o país mais afetado da Europa, que está prestes a superar um milhão de casos positivos.