“Vimos por este meio informar que de acordo com instruções recebidas das entidades competentes, nos vimos forçados a cancelar a Taça da Europa de judo, a realizar nos dias 14 e 15 de março”, lê-se na página da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) no Facebook.

No seu sítio oficial na Internet, a Federação Europeia de Judo dá conta do quarto cancelamento de provas, depois de Zagreb, na Croácia, Winterthur, na Suíça, e Rabat, em Marrocos, neste último caso um Grand Prix.

A FPJ esperava a presença de 300 judocas de várias nacionalidades europeias em Coimbra.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Além de 2.983 mortos na China, há registo de vítimas mortais em no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

Um português tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou cinco casos de infeção, dos quais quatro no Porto e um em Lisboa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.