A Coca-Cola pediu ajuda ao PCP para defender que se aplique a taxa do açúcar néctares e leite com chocolate e pedir que se isentem as bebidas que tenham até 25 gramas de açúcar por litro, escreve o jornal Público.

10 formas inteligentes de ingerir menos açúcar todos os dias
10 formas inteligentes de ingerir menos açúcar todos os dias
Ver artigo

A medida poderia valer ao Estado aproximadamente 100 milhões de euros, segundo conta da Coca-Cola. No ano passado, a receita resultante da taxa ficou aquém do previsto, fixando-se nos 70 milhões de euros.

Orçamento com novas regras

Esta segunda feira, a Coca-Cola entrou em contacto com o PCP, defendendo que as bebidas com um menor teor de açúcar deveriam deixar de ser penalizadas, de forma a aliviar os produtos com zero açúcar e desse modo aplicar-se a taxa sobre bebidas que têm mais açúcar que os refrigerantes.

No Orçamento de Estado já são propostos mais dois escalões para o imposto, que vão ao encontro dos pedidos da marca. Segundo esses escalões, as bebidas até 25 gramas pagam um euro por cada 100 litros e as que tenham mais de 80 gramas têm um aumento de 20 cêntimos por cada litro.

Depois de contactar o PCP, a empresa deverá falar com o PSD e, ainda nesta semana, passar pela Comissão de Orçamento e Finanças, escreve o referido jornal.