
O médico Yordan Panov, diretor do serviço de neurocirurgia do Hospital público de Pleven, que fica a cerca de 160 quilómetros da capital Sófia, revela que um homem foi internado e sujeito a uma cirurgia bem-sucedida depois de sofrer um acidente doméstico muito grave, há duas semanas, quando perdeu o equilíbrio no jardim de sua casa.
O homem caiu sobre um pedaço de bambu que servia para manter uma planta ereta. A planta entrou-lhe pelo olho esquerdo, atravessou várias partes do cérebro e perfurou-lhe o cerebelo.
O paciente foi levado de urgência para o hospital em estado de coma. A equipa de cirurgiões fez uma intervenção de duas horas para retirar o bambu sem agravar o quadro clínico.
Os médicos conseguiram controlar as hemorragias e removeram a planta sem causar mais danos no cérebro, escrevem as agências internacionais.
Veja isto: As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos
Leia também: 12 sintomas que nunca deve ignorar
Saiba ainda: As formas mais constrangedoras de ir parar às urgências
"Foi uma operação sem precedentes na história médica. Como se fosse um milagre, o paciente saiu do estado de coma, está consciente e, 14 dias depois do acidente, já consegue movimentar as mãos e as pernas. Além disso, foi possível salvar a vista de um dos olhos", relata o médico em comunicado.
O cirurgião Yordan Panov explica ainda que este paciente foi operado há cinco anos a um cancro da laringe e, na época, os médicos deram-lhe apenas seis meses de vida.
No entanto, o doente conseguiu recuperar totalmente dessa doença oncológica.
Comentários