E se pudesse ver o que se passa no seu intestino? Descobriria que lá habitam cem mil milhões de bactérias – em fila indiana, chegariam até à lua.
Vivemos em simbiose com milhões de criaturas que precisam de nós para se alimentar. E que nos ajudam a fazer a digestão, a combater a depressão e a velar pela nossa imunidade às doenças – do cancro à diabetes.
O reverso da medalha é que se podem tornar terríveis inimigas, se não soubermos cuidar delas. A chave da nossa saúde depende do equilíbrio delicado entre nós (os anfitriões) e essa comunidade de micróbios (a microbiota).
Maus hábitos alimentares, excesso de antibióticos e um ambiente muito esterilizado têm vindo a destruir os organismos que nos habitam. E no intestino é pior; quando não tem fibras com que se alimentar, as bactérias começam a destruir as paredes da sua “casa”, provocando desde úlceras a colites.
"Queridas Bactérias" é o manual definitivo para termos uma flora intestinal saudável.
Inclui a ciência, os conselhos práticos, um programa alimentar completo, com ementas e receitas, para que não lhe faltem as fibras e o que mais precisar.
Da editora Lua de Papel.
Comentários