O chef Chakall, em conjunto com o GEDII (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória do Intestino) e a
APDI (Associação Portuguesa de Doença Inflamatória do Intestino), com o apoio da MSD, lançaram hoje o livro “Alimentação e Doença Inflamatória do Intestino (DII)”.
O objectivo da obra é desmistificar o peso que os alimentos têm na origem e evolução da patologia e,
simultaneamente, fornecer um guia de orientação para doentes e profissionais de saúde sobre alimentação saudável, nutritiva e saborosa.
No total são 10 receitas (sopas, entradas, pratos principais e sobremesas) que privilegiam alimentos com efeitos fisiológicos e nutritivos para o organismo tais como a alcachofra, cogumelos e chicória, ideias para melhorar a flora intestinal; salmão e açafrão, conhecidos pelas propriedades inflamatórias e frutos vermelhos, muito ricos em antioxidantes.
Para além das receitas, o livro inclui ainda um capítulo da autoria da Dra. Marília Cravo sobre as DII (causas, relação entre alimentação e doenças inflçamatórias do intestino, recomendações dietéticas para doentes). À Dra. Catarina Guerreiro coube desmistificar as dúvidas que os doentes normalmente manifestam no que concerne à dieta (alimentos bons versus maus).
2010-09-17
Comentários