A subdiretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou o apelo à vacinação contra a gripe, lembrando que os dados da atividade gripal indicam que se entrou no período epidémico.

"A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença e as suas complicações. Recomendamos também medidas de higiene como a lavagem das mãos e evitar o contacto com pessoas doentes", disse Graça Freitas, em nota de imprensa, reforçando o apelo em especial para os idosos, crianças ou pessoas com doenças crónicas.

O número de casos de gripe disparou na primeira semana de janeiro, registando-se uma atividade gripal alta e uma mortalidade por "todas as causas" acima do esperado, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, disponibilizado pelo site da Direção-Geral da Saúde.

A atividade gripal em Portugal está acima da atividade basal o que indicia o início do período epidémico.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), o número de casos de gripe subiu dez vezes mais entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro e a mortalidade "por todas as causas" cresceu acima do esperado.

"O número de pessoas que estará doente por cem mil habitantes é de 127,7 e isso levou a que a linha de base fosse ultrapassada e se considere que entrámos no período epidémico", afirmou Graça Freitas.

"Este aumento ocorre habitualmente na época de inverno e pode estar associado às baixas temperaturas, à descompensação de doenças crónicas e a infeções respiratórias causadas por diferentes microrganismos, nomeadamente gripe", acrescentou no comunicado.

60% dos idosos vacinados

A DGS estima que 60% das pessoas com 65 ou mais anos de idade já estejam vacinadas contra a gripe.

Graça Freitas adiantou que têm estado em circulação outros vírus, para além do vírus da gripe, que originam sintomatologia respiratória, nomeadamente Rhinovírus humano.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.