Apesar da limitação, nada o para. Tem 27 anos, faz desporto, dá palestras e sessões de coaching e ainda estuda representação. Nuno Santos é também coautor do livro "Vida acrescentada - Quando perder se transforma em ganhar", publicado pela editora Oficina do Livro, escrito em parceria com a irmã, Raquel Santos. Tinha 16 anos quando, depois de uma acidentada sessão de bodyboard, sentiu uma dor na anca esquerda.

Hemofilia não impediu Alex Dowsett de ser atleta olímpico
Hemofilia não impediu Alex Dowsett de ser atleta olímpico
Ver artigo

Ao fim de muitas dúvidas e exames, recebeu um diagnóstico inesperado. Sofria de cancro ósseo. Em entrevista à edição de julho da revista Prevenir, já nas bancas, Nuno Santos recorda como foi lidar com a doença em plena adolescência. "Segundo o médico, tinha entre 3% a 5% de possibilidade de sobrevivência", revela. "Ao início, foi um grande choque mas, quando assentei ideias, essa realidade funcionou como um incentivo. Mais valia 3% ou 5% do que zero!", afirma hoje. A família, como seria de esperar, não reagiu da melhor maneira.

"Procurei confortá-los", confidencia. Ainda assim, foi-se abaixo em muitas alturas. Os tratamentos de quimioterapia e de radioterapia que teve de fazer foram particularmente dolorosos. "Um dia, durante o internamento no IPO [Instituto Português de Oncologia] de Lisboa, tive um ataque de pânico pela dor e pela solidão que sentia", assume. "Felizmente, no final desse ciclo, o cancro entrou em remissão", relembra.

"Após derrotar o cancro, fiz uma cirurgia para remover a anca e colocar uma prótese de titânio. A recuperação foi lenta e com muitos percalços", conta Nuno Santos, que quatro anos depois continuava com dores. "Fui deixando de sentir a perna", refere. Em 2016, desesperado, tomou uma decisão drástica, como explica no livro e na entrevista que deu à revista. "Amputar a perna foi a melhor decisão da minha vida", assegura o coach.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.