A Campanha "Neste Verão, Sol com moderação..." da iniciativa da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Liga Portuguesa Contra o Cancro e Direcção Geral da Saúde (DGS).

Rosa Mota, a atleta Campeã Olímpica, vai mais uma vez correr à frente desta campanha de sensibilização que vai ter o momento alto no próximo dia 17 de Julho, na Praia da Falésia (Rocha Baixinha), em Vilamoura, no Algarve.

Neste dia além de Rosa Mota, estarão presentes os actores de novelas Tiago Barroso e Diogo Ferreira e o realizador de televisão e novelas Attílio Riccó, que irão testemunhar o seu papel na divulgação das mensagens de alerta para os riscos do exagero da exposição solar.

Durante todo o dia estarão presentes dermatologistas e voluntários que disponibilizarão informação sobre o "Sol e Pele, cuidados a ter", sob a forma de livros e folhetos, com linguagem adaptada a crianças e adultos, bem como recolherão dados epidemiológicos a partir de inquéritos à população. Serão distribuídos chapéus e camisolas, alertando para a importância do vestuário nas actividades ao ar livre, seja no Desporto ou no trabalho, bem como outros brindes.

Neste dia haverá ainda a apresentação de várias das iniciativas de Verão 2010 da APCC:

- Apresentação do Muppie "Neste Verão, Sol com moderação..."  que irá estar presente em 85 autarquias deste país, até finais de Agosto,  estimando-se a sua visibilidade por muitos milhões de Portuguesas.

- Será divulgada a Parceria entre a APCC e a Delta Cafés, com o apoio da  SPDV e DGS, que consistirá na distribuição neste Verão, em cafés, restaurantes e esplanadas de mais de 6 milhões de Pacotes de açúcar com as seguintes frases: " Desporto no Verão com boa protecção ... Não exagere na exposição solar ... A opção é sua ..."; " Os solários envelhecem a pele e induzem cancro da pele ... ... Não exagere na exposição solar ... A opção é sua ..."; " O cancro da pele pode ser curado se detectado precocemente, mas também pode ser prevenido ... Não exagere na exposição solar ... A opção é sua ...".

- Será ainda apresentado o "Postal de Férias / Postal Protecção" numa parceria entre a APCC e as Agências Abreu, prevendo-se a distribuição de 100.000 postais em mais de 130 balcões junto com a documentação das viagens de férias deste Verão.

- O Relógio Semáforo, com a indicação do horário correcto de ida para a praia será colocado  e inaugurado em Vilamoura.

Todas estas iniciativas visam manter esta onda de sensibilização em relação aos cuidados a ter com o Sol, que ano após ano, se vêm repetindo e intensificando, verificando-se já alguma melhoria de comportamentos da população portuguesa.

Isto torna-se crucial para travar a curva de crescimento do Cancro da Pele que este ano se estima acima dos 10.000 novos casos, sendo mais de 1.000 os casos de melanoma, o mais temível que se tem que evitar ou, pelo menos, detectar cedo, para diminuir a taxa de mortalidade global do melanoma que ainda é da ordem dos 10 a 15% aos 5 anos.

Consulte o site www.apcc.online.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.