A legislação, proposta por Peter Koo, membro do Conselho da Cidade de Nova Iorque, quer evitar que os peões sejam expostos ao fumo do cigarro de terceiros.

"Num mundo perfeito, todos os fumadores teriam consciência para perceberem que fumar enquanto caminham expõe toda a gente à sua volta ao fumo", diz Peter Koo citado pelo jornal norte-americano New York Daily News.

15 truques para deixar de fumar num ápice
15 truques para deixar de fumar num ápice
Ver artigo

O membro do Conselho Municipal acrescentou que foram várias as vezes que sofreu "durante cinco ou dez minutos" enquanto caminhava atrás de algum fumador sem se poder desviar da rota - por não existirem alternativas.

Multas previstas no projeto de lei

Peter Koo deu ainda o exemplo das mães que passeiam os carrinhos de bebé na rua e que acabam por expor as crianças ao fumo do cigarro.

Segundo o referido jornal, caso a lei seja aprovada, os fumadores podem estar sujeitos ao pagamento de multas de 50 dólares (cerca de 40 euros), a mesma quantia da coima aplicada a quem fuma em parques, empresas e espaços públicos interiores.

A lei prevê, no entanto, que os fumadores possam acender e fumar um cigarro na rua, desde que se mantenham parados no mesmo local.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o tabaco mata mais do que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. O tabaco é responsável por 5,4 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Apenas 5% da população mundial vive em países que protegem totalmente a sua população, aplicando pelo menos uma das várias medidas fundamentais para reduzir o consumo de tabaco, refere a OMS.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.