Ao longo da última semana, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou a nível nacional uma ação de fiscalização no âmbito da Segurança Alimentar e Económica direcionada aos estabelecimentos localizados em centros comerciais e em outlets.

A informação foi avançada em comunicado pela própria ASAE.

"Como resultado desta ação foram fiscalizados cerca de 280 operadores económicos, tendo sido instaurado um processo-crime por géneros alimentícios avariados e 44 processos de contraordenação", indica a autoridade na nota de imprensa.

Segundo a ASAE, destacou-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, ausência ou deficiente implementação do HACCP, a inobservância dos requisitos das cozinhas, copas e zonas de fabrico dos estabelecimentos de restauração e bebidas, a falta de controlo metrológico obrigatório, a falta de inspeção periódica à instalação de gás e a falta de afixação de avisos obrigatórios.

"Foram ainda determinadas 7 suspensões de atividade por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene e apreendidos 23 kg de carne e produtos cárneos e um instrumento de pesagem, no valor total de 425 euros", conclui a autoridade económica.

Veja ainda: Estas intoxicações alimentares podem matar