Por mais que tente, não há como fugir. A quadra natalícia, repleta de petiscos, pratos tradicionais, doces e de tentações fritas, é propícia a excessos gastronómicos que, quando os festejos terminam, se materializam no mostrador da balança. Para ajudar a perder os quilos que ganhou no Natal, a nutricionista Ágata Roquette, a especialista que mais vende livros de nutrição em Portugal, elaborou um plano de emagrecimento exclusivo que até permite comer chocolate.
Este é um dos destaques editoriais da edição de janeiro de 2016 da revista Prevenir, a partir de hoje nas bancas de todo o país, onde a autora de livros como «A dieta dos 31 dias» e «Juntos conseguimos» aponta os principais erros alimentares dos portugueses. «No caso dos homens, destaca-se o facto de só comerem três vezes por dia e demasiado de cada vez», refere em entrevista. No caso das mulheres, o problema é outro.
«Comem pouco às refeições a pensar que estão a fazer muito bem mas, depois, passam a tarde a petiscar», critica a nutricionista, que em tempos chegou a lidar com problemas de excesso de peso. «Era exatamente o que eu fazia. Comia bolachas e depois passava para as batatas fritas e para o pão», recorda Ágata Roquette. «São as dietas muito rigorosas e muito pouco reais, que não acompanham o nosso ritmo de vida, que nos fazem engordar», refere ainda.
Texto: Luis Batista Gonçalves com Catarina Caldeira Baguinho e Carlos Ramos (fotografia)
Comentários