Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, produzem efeitos terapêuticos em inúmeras doenças como a artrite, enxaqueca, alergias, doenças degenerativas como o Parkinson ou Alzheimer, mesmo problemas como a depressão, ansiedade.

Segundo o Artur Morais, diretor clínico das clínicas de acupuntura com o mesmo nome, "a acupuntura é hoje em dia uma técnica clínica reconhecida pelas mais altas instâncias da saúde".

"Para se perceber a importância desta técnica milenar, a Unesco declarou em 2010 a acupuntura como património cultural mundial. Também a Organização Mundial de Saúde distinguiu desde 1979 a sua eficácia em mais de 40 doenças físicas e psicológicas", acrescenta.

Leia ainda10 benefícios científicos da acupuntura

A Acupuntura consiste na estimulação de pontos precisos do corpo, seja com agulha, massagem ou laser, tendo como objetivo tonificar os mecanismos de auto-cura e de auto-regulação do organismo. Estes mecanismos são estimulados pela ação das agulhas no sistema nervoso, vascular e endócrino justificando os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, miorelaxantes, ansiolíticos e regeneradores da Acupuntura.

"Atualmente, devido ao aperfeiçoamento das diferentes técnicas aplicadas na acupuntura, podemos perfeitamente dizer que qualquer pessoa pode realizar este tipo de tratamento. Mesmo em casos de tratamentos aplicados a crianças é possível realizar um tratamento de acupuntura sendo nestes casos aconselhado o uso de laser, evitando assim um possível medo de agulhas", frisa o especialista.

Uma técnica multidisciplinar

A acupuntura atua em diversas áreas da saúde e segundo o terapeuta é possível destacar 4 grandes áreas de atuação desta técnica da seguinte forma:

Acupuntura Clínica - consiste na estimulação de pontos precisos do corpo, seja com agulha, massagem ou laser, tendo como objetivo tonificar os mecanismos de auto-cura e de auto-regulação do organismo. Estes mecanismos são estimulados pela ação das agulhas no sistema nervoso, vascular e endócrino justificando os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, miorelaxantes, ansiolíticos e regeneradores da acupuntura saúde mental (ansiedade, depressão, gestão do stress, crises de pânico). Situações clínicas como problemas do sono, alergias, doenças digestivas e degenerativas (Alzheimer, Parkinson e outras demências) ou doenças auto-imunes são algumas das áreas de dor onde o efeito da Acupuntura eficaz.

Acupuntura estética - tem como objetivo regularizar os desequilíbrios funcionais, sejam eles metabólicos, endócrinos ou emocionais, que estão na origem do excesso de peso, preparando o organismo para um emagrecimento sustentado e equilibrado. Estas terapias atuam sobretudo em situações de procura de emagrecimento no Homem ou Mulher e na prevenção e controlo de problemas como celulite através da Acupuntura Lipolítica.

Acupuntura na Fertilidade – é uma das áreas mais interessantes desta terapia aplicando-se aos casais que não tenham um motivo clínico conhecido para a sua baixa fertilidade. Outra das vertentes prende-se com a acupuntura na fertilidade Assistida, destinada a casais que tenham um motivo clínico conhecido para a baixa fertilidade ou que estejam a efetuar técnicas de procriação medicamente assistida. As sessões de acupuntura neste caso são especificamente criadas como um complemento a estas técnicas de procriação medicamente assistida aumentando a sua taxa de sucesso.

Acupuntura no Desporto - A procura de melhores desempenhos em atletas amadores e profissionais, nas mais diversas modalidades desportivas, originou um aumento substancial nas cargas de treino físico. Estima-se que as cargas de treino aumentaram cerca de 20% na última década. Perante este cenário os índices de saturação física e mental poder originar lesões. Com a acupuntura desportiva é possível melhorar significativamente o desempenho desportivo e aumentar a capacidade de recuperação de lesões ou potenciar a resistência cardiorrespiratória.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.