Segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, um terça da população portuguesa é intolerante à lactose. A nível global, os números são ainda mais preocupantes: mais de 75% da população mundial tem intolerância à lactose.

“A intolerância à lactose caracteriza-se pela incapacidade do organismo de digerir o açúcar do leite- designado por lactose,- devido a uma deficiência da enzima digestiva lactase, provocando desconforto gastrointestinal, como diarreia e cólicas abdominais. Esta campanha de rastreios vai permitir consciencializar os portugueses acerca da intolerância à lactose, os seus principais sintomas e consequências, promover o aconselhamento e aumentar os ganhos em saúde”, explica Ana Sofia Ramos, farmacêutica e responsável por esta campanha nas Farmácias Holon.

O rastreio dirige-se a pessoas com mais de 18 anos, em particular com sintomas gastrointestinais potencialmente atribuíveis à intolerância à lactose, tais como:

  • dores abdominais/cólicas;
  • fezes líquidas, volumosas e com odor desagradável;
  • flatulência (gases), cerca de 30 minutos a 2 horas depois da ingestão de alimentos ou bebidas que contêm lactose;
  • distensão (inchaço) abdominal;
  • refluxo gastroesofágico ou vómitos

“Sendo a lactose um açúcar presente no leite, esta encontra-se não só nesta bebida, como em todos os seus derivados, como o queijo ou os iogurtes. Além disso, existem outros produtos que têm na sua composição o leite, e que, como tal, também devem ser evitados. Como por exemplo, natas, manteiga, alguns cereais, purés de batata instantâneos, pudins instantâneos, salsichas, enlatadas, molhos e maioneses, chocolates, bolos de pastelaria, bolachas e claro, alguns medicamentos. É por isso muito importante ler, sempre atentamente, a lista de ingredientes dos alimentos e, em caso de dúvidas, procurar aconselhamento junto de profissionais de saúde de proximidade, como os farmacêuticos”, explica a Ana Sofia Ramos.

Esta intolerância pode nascer connosco ou surgir ao longo da vida. O primeiro passo para  o diagnóstico pode ser um rastreio. Caso se confirme a intolerância é imperativo ter atenção redobrada aos hábitos alimentares e cumprir uma terapêutica de alívio dos principais sintomas.

Farmácias aderentes

FARMÁCIA HOLON BPLANET - BARREIRO

FARMÁCIA ADRIANO MOREIRA - CASTELO DE PAIVA

FARMÁCIA ALVES - ALCOBAÇA

FARMACIA HOLON MORAIS SOARES - LISBOA

FARMACIA TORRINHA - VILA VIÇOSA

FARMÁCIA OEIRAS FIGUEIRINHA - OEIRAS

FARMÁCIA CAMPO GRANDE - LISBOA

FARMACIA AMOREIRA - FARO

FARMÁCIA HOLON REDONDO - REDONDO

FARMÁCIA AURÉLIO REGO - LISBOA

FARMÁCIA BELÉM - LISBOA

FARMÁCIA RIO DE MOURO - SINTRA

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.