A voz tem mesmo um poder secreto?

Cada voz guarda o seu poder secreto. Somos todos diferentes e a voz funciona como uma impressão digital - é única. O segredo está em aprender a usar a voz em todo o seu potencial, seja para comunicar melhor no contexto pessoal ou profissional.

10 cuidados diários a ter com a voz
10 cuidados diários a ter com a voz
Ver artigo

O que é que conseguimos alcançar (e nem imaginamos) com a voz?

Quando aprende a usar a voz consegue comunicar com maior confiança, segurança e serenidade. A voz funciona como uma aliada e não como uma inimiga que falha quando mais precisa dela. A voz certa no momento certo pode valer-nos uma promoção, uma proposta ganha ou até uma melhor relação com as pessoas com quem nos relacionamos no dia a dia. Ao usar a sua voz natural (e não tentar imitar alguém ou forçar a voz) consegue também ser mais autêntico e isso é muito valorizado pelo público de hoje em dia.

As pessoas estão conscientes de que a voz também tem de ser cuidada?

Acredito que já existe muita informação sobre os cuidados a ter com a voz: beber água, não gritar, etc. O que acontece é que por vezes as pessoas não associam a causa-efeito no seu próprio corpo. Por exemplo, quem tem tendência a ter azia/refluxo gastroesofágico tem frequentemente rouquidão devido à subida do ácido e nunca chega a associar as duas coisas. E é a principal causa de rouquidão quando não há um esforço vocal que justifique. Uma vez que a voz é um produto do corpo, quanto mais cuidarmos de nós, melhor é a nossa voz.

É preciso dormir bem, alimentar-se bem, evitar álcool, bebidas demasiado frias ou quentes, laticínios e café

 O que é uma voz saudável?

Uma voz saudável é uma voz flexível, resistente, expressiva, situacional (adequa-se ao contexto), congruente com as emoções e com a mensagem e, por fim, agradável para quem a ouve. Uma voz saudável é produto de um corpo saudável.

É possível melhorar a voz?

Sim, sempre. A voz é plástica e feita de músculos. Esses músculos podem ser tonificados com exercícios simples feitos em alguns minutos. Mesmo aquelas pessoas que acham que não há nada a fazer pela sua voz, têm margem para melhorar, caso tenham esse objetivo. Por exemplo, cada vez mais pessoas em cargos de liderança estão interessadas em melhorar a voz, sem terem de fazer aulas de canto para tal. Podem fazer diretamente aulas de coaching vocal orientados à voz falada (falar em público, dar entrevistas, etc.). O livro "O Poder Secreto da Voz" é um bom ponto de partida para conhecer melhor a voz e treinar aspetos que levam ao sucesso profissional.

"O Poder Secreto da Voz", de Inês Mourão

O que estraga grandes vozes?

Não respeitar os limites. Um adepto de futebol, por exemplo, fica afónico após assistir a um jogo da sua equipa favorita.

O que se deve fazer quando se fica afónico?

Deve tentar preservar ao máximo a voz: beber água, falar o mínimo possível, evitar ao máximo pigarrear (o som de "raspar" a garganta") e procurar logo a raíz do problema junto de um médico otorrinolaringologista para iniciar a terapêutica adequada. Uma infeção vírica tem um tratamento diferente de uma infeção bacteriana, tal como o tratamento é diferente se for apenas um efeito de "dia seguinte" de um evento onde existiram mais excessos.

Como se pode proteger a voz?

É preciso dormir bem, alimentar-se bem, evitar álcool, bebidas demasiado frias ou quentes, laticínios e café. Caso goste muito de tomar café, experimente acompanhar com um copo de água à temperatura ambiente, para equilibrar a desidratação. Todos devem proteger a sua voz. Só temos uma - a nossa - e é preciso valorizá-la ao máximo.