Valérie Orsoni nasceu na Córsega, França, chegou a viver em Portugal, ao longo da sua vida sofreu excesso de peso e lutou contra um cancro. A sua nova dieta "LeBootCamp" está a causar furor nos Estados Unidos, sobretudo entre as celebridades. Recentemente a "coach de alimentação" editou o livro "A dieta LeBootCamp". Fomos conhecê-la.

Valérie Orsoni
Valérie Orsoni créditos: DR

SAPO Lifestyle: Qual é a grande diferença entre este programa de dieta e todas as outras?

Valérie Orsoni: Zero privação! Nenhum alimento é proibido na minha abordagem. Normalmente, quando se ouve falar de dieta ouve-se a palavra "privação". Mas tudo está relacionado com a forma como nós queremos "nutrir o nosso corpo". Quero que as pessoas mudem a sua percepção sobre a comida e vejam os alimentos como amigos. Além disso, a minha abordagem é familiar e pode ser levada a cabo num contexto de vida social. A dieta LeBootCamp assenta em quatro pilares. Nós, geralmente, somos levados a acreditar que se apenas reduzirmos as quantidades de comida ingerida ou se nos privarmos, ou se fizermos mais exercício, vamos resolver o problema. A minha abordagem é combinada e assenta em quatro pilares para garantir que todas as variáveis que influenciam o peso são abordadas.

SAPO Lifestyle: Que variáveis são essas?

Valérie Orsoni: É importante basear uma dieta em quatro pilares: nutrição saborosa (porque a privação desencadeia o efeito da dieta yo-yo), fitness fácil de executar (porque se for muito difícil, as pessoas tendem a abandonar o exercício), motivação (porque não se pode implementar os primeiros dois pilares sem as ferramentas de motivação certas) e gestão de stress e sono (porque são fundamentais quando se quer ter energia suficiente para exercitar regularmente).

SAPO Lifestyle: O que procuram as pessoas que lhe pedem para seguir a sua dieta? Quais são os principais objetivos?

Valérie Orsoni: Existem duas categorias de pessoas que querem a dieta LeBootCamp: as que querem perder peso e as que já estão no seu peso desejado, mas que desejam obter mais energia ou um corpo mais tonificado. Seguindo as quatro fases da minha dieta e baseando o estilo de vida nos quatro pilares que desenvolvo no livro, todas as pessoas podem alcançar os seus objetivos.

SAPO Lifestyle: A Valérie sofreu uma doença oncológica. Acredita que a nutrição pode curar determinadas doenças? 

Valérie Orsoni: Com base em vários estudos, podemos dizer com segurança que uma dieta desequilibrada pode causar doenças terríveis. Da mesma forma, a grande maioria das pessoas que sofrem de diabetes tipo II e colesterol pode reduzir ou mesmo suprimir todos os sintomas se adotarem um estilo de vida mais saudável. Eu nunca diria que ao se comermos determinados alimentos, podemos milagrosamente curar de um cancro, mas sabemos que consumir pouco açúcar, ingerir gorduras saudáveis e combinar uma alimentação equilibrada com exercício físico diário pode ajudar-nos a permanecer saudáveis por mais tempo.

SAPO Lifestyle: A ideia de que também somos aquilo que comemos é uma constante no seu livro. De que forma acredita que a nutrição afeta o corpo e a mente?

Valérie Orsoni: Eu gosto de dizer que a comida não é o inimigo. No entanto, pode tornar-se num inimigo, se o que colocamos no nosso corpo está a minar as nossas fontes de energia ou a nossa vontade de fazer exercício. Ter uma dieta rica em alimentos processados e açúcares pode conduzir-nos a uma sensação apática, que nos impede de fazer exercício. Além disso, picos de açúcar no sangue podem levar ao aumento do apetite o que aumenta a dificuldade em adotar um estilo de vida saudável. Tudo isto pode fazer-nos sentir mal, o que por sua vez não aumentará a nossa vontade de fazer desporto.

SAPO Lifestyle: O que é fazer exercício? Basta meia hora? 

Valérie Orsoni: Exercício significa qualquer coisa como andar 10 000 passos por dia, dançar, correr ou até nadar. Estudos demonstram que uma hora de exercício ao ar livre pode ajudar a aliviar a depressão e as alterações de humor. Logo, é preciso entrar neste círculo virtuoso de nutrição, no qual colocamos fontes de energia no nosso corpo e não vampiros de energia que nos roubam a vontade de fazer desporto.

SAPO Lifestyle: Por que motivo devem as pessoas ler o seu livro?

Valérie Orsoni: Se estão à procura da última dieta da sua vida, de um corpo tonificado sem sofrimentos e se pretendem começar um novo desafio, este é o livro certo para se ler e a dieta correta para adotar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.