No próximo dia 2 de fevereiro, pelas 13 horas, no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM de Lisboa) irá dar início às comemorações dos seus 50 anos de existência com a realização de uma missa seguida de largada de balões.

A escolha desta data prende-se com o fato, da APPACDM ter nascido neste mesmo dia, dia de Nossa Sra. das Candeias padroeira desta instituição, daí a razão das velas que constituem o seu símbolo. A missa terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos e será celebrada pelo Bispo Auxiliar da Diocese de Lisboa D. Nuno Brás Martins. Será uma missa de ação de graças pelos valores e solidariedade da APPACDM.

A cerimónia irá terminar com o lançamento de 2500 balões, na Praça do Império, que será acompanhado pela Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. Esta largada de balões representa o desejo de levar bem alto todos os projetos futuros desta organização que tem apoiado mais de 5300 pessoas em todo o país através das suas estruturas e pessoal qualificado.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 70 mil pessoas com deficiência intelectual e incapacidade. A APPACDM é uma organização de referência para o seu apoio e inserção social que possui estruturas que dão resposta a várias necessidades, tais como: creches, ATL, jardins-de-infância, centros de atividades ocupacionais, apoio domiciliário, lares residenciais, empresas de inserção, centros de recursos para a inclusão, entre outras, onde atualmente trabalham cerca de 3000 profissionais.

2 de fevereiro de 2012

@Lusa