Esta terapia foi inicialmente desenvolvida por Harold Dull, nas piscinas de Palm Springs (EUA) e posteriormente foi divulgada um pouco por todo o mundo.

O Watsu requer a existência de uma piscina ou de um meio aquático que permita realizar um trabalho corporal dentro de água, com a profundidade aproximada de 1 metro, com água convenientemente aquecida à temperatura de 35ºC.

A esta temperatura, damos o primeiro passo para realizar um trabalho profundo de relaxamento. Mas o Watsu não é apenas uma terapia de relaxamento, é uma terapia onde o contacto e a presença do terapeuta permite ao beneficiador da sessão, alcançar as emoções mais profundas do ser interior.

O Watsu é uma viagem ao mundo interior, uma deslumbrante viagem onde podemos encontrar pérolas de amor, ternura e harmonia escondidas e guardadas dentro de nós. Não se trata apenas de uma viagem que poderíamos chamar "espiritual", nem se trata apenas de uma maravilhosa sensação de prazer e integridade mútua.

O Watsu é uma fascinante terapia que, acima de tudo, promove a harmonia interior, a autoconfiança e, principalmente, eleva o nível de confiança e relacionamento que estabelecemos com as outras pessoas. Durante a sessão, a única coisa que é preciso fazer é relaxar, deixar fluir... O Watsu é muito mais do que uma massagem dentro de água!

Saiba mais na próxima página

Para que serve?
É designado Watsu, pois deriva da conjunção das palavras Water (água) e Shiatsu (pressão dos dedos). São variados os casos de sucesso desta terapia nos meios aquáticos de todo o mundo onde é aplicada. A sensação de estar dentro de água aquecida à temperatura corporal, acompanhado por um terapeuta (devidamente certificado), faz estabelecer uma ligação que se pode descrever como uma memória ou imagem entre a pessoa que beneficia da sessão de Watsu e a barriga da mãe, lembrando o conforto e uma ligação especial a quem nos nutriu e protegeu durante a gravidez - o período inicial da nossa existência.

 É nesta ligação especial com o útero da nossa mãe que se revela todo o potencial do Watsu, sensações invocadas num contexto de água aquecida à temperatura do corpo, e movimentos rítmicos e sincronizados com a nossa respiração. De uma forma geral, o Watsu é utilizado para a melhoria do bem-estar geral do indivíduo.

Benefícios da técnica

O Watsu é uma terapia muito recente (desenvolvida nos anos 80), pelo que actualmente ainda estão a ser explorados alguns dos potenciais benefícios do Watsu e onde pode ser aplicado. Na realidade, o Watsu pode beneficiar toda a gente - mesmo aqueles que têm medo de água ou que não sabem nadar! Através do trabalho do terapeuta, o Watsu permite estabelecer progressivamente uma forte sensação de bem-estar e uma relação de confiança com a água. O Watsu é utilizado como forma de correcção de desequilíbrios:

- Permite o reequilíbrio da postura da coluna vertebral, permitindo o relaxamento necessário para que ocorra um aumento do espaço intervertebral.

- Permite aumentar a amplitude de movimentos em pessoas com dificuldade de mobilidade devido às tensões ou rigidez dos músculos.

- Auxilia no pós-operatório, especialmente em casos de grandes fracturas.
- Alivia os sintomas da fibromialgia.
- Auxilia em patologias de carácter reumatológico (artrites e artroses).
- É uma terapia direccionada a crianças hiperactivas.
- É utilizado em crianças com paralisia mental.
- Em pessoas com depressão.
- Auxilia a eliminar o stress diário e a ansiedade.
- Ajuda as pessoas que desejam parar de fumar ou parar de beber, pois diminui a ansiedade causada pela crise de abstinência.
- Combate doenças relacionadas com o sistema pulmonar; combate insónias provocadas por tensão muscular; ajuda na fadiga muscular causada por excesso de actividade física; etc.
- De uma forma geral, o Watsu ajuda a pessoa a ganhar consciência corporal, e promove também a reabilitação física e mental.
- Harmonia, presença de espírito, lucidez, clareza, leveza e equilíbrio, profundo relaxamento corporal, integridade, amor pelo próximo, equilíbrio físico e energético, poder de resolução de conflitos internos, alegria, ligação profunda ao mundo interior e bem-estar relativamente a todos com quem nos relacionamos, são estes alguns dos benefícios que podem também ser mencionados. O Watsu é a vivência de uma plenitude de benefícios corporais e energéticos.

Saiba mais na próxima página

Experiências pessoais
O trabalho dentro de água revela-se invariavelmente em comentários de emoções positivas muito fortes. Por vezes, é simplesmente o silêncio e o brilho no olhar que preenchem os momentos que se seguem no final de uma sessão de Watsu.

 

Alguns dos comentários mais frequentes revelam uma total ausência de sensações físicas, algo progressivo: primeiro as pernas, depois os braços, de seguida a cabeça e por fim todo o corpo é envolvido por uma sensação de flutuação ou "ausência de sensação física".

Por outras palavras, é o corpo que se "dilui" na água aquecida da piscina, enquanto o terapeuta embala e pressiona os pontos de Shiatsu (iguais aos pontos de acupunctura), que percorrem os meridianos energéticos do nosso corpo.

É durante a sessão de Watsu que a ausência de sensação física permite "sentir" as emoções guardadas no ser interior, com mais intensidade. A respiração lenta e profunda, os movimentos calmos e harmoniosos, e o sorriso interior no final da sessão, são sinais que revelam uma alteração profunda na quantidade e qualidade dos pensamentos da pessoa que beneficia da sessão de Watsu.

Algumas pessoas descrevem o Watsu como uma "sensação de ondas", ou como "a primeira vez que conseguiram verdadeiramente relaxar".

Comentários finais
Somos água, por isso gostamos de Watsu. E o Watsu? Porque não se revelou uma terapia há mais tempo? Será que somos tão distraídos? Será que acreditamos mais naquilo que ouvimos do que naquilo que sentimos? Será que as nossas experiências e emoções vão para segundo plano? Será que o Watsu não faz parte de nós?

 

O Watsu é naturalmente uma forma de trazer à superfície as qualidades maravilhosas do nosso ser. Relaxe, medite, e da próxima vez que entrar numa piscina, tente imaginar como seria fazer uma viagem ao seu próprio ser interior através de um suave e harmonioso embalar aquático, ou simplesmente, em vez de imaginar - experimente o watsu! 

Texto: Filipe Monteiro, terapeuta

Agradecimentos: Sofitel Thalassa Vilalara, Algarve | www.sofitelvilalara.com

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.