Esta terapia foi inicialmente desenvolvida por Harold Dull, nas piscinas de Palm Springs (EUA) e posteriormente foi divulgada um pouco por todo o mundo.
O Watsu requer a existência de uma piscina ou de um meio aquático que permita realizar um trabalho corporal dentro de água, com a profundidade aproximada de 1 metro, com água convenientemente aquecida à temperatura de 35ºC.
A esta temperatura, damos o primeiro passo para realizar um trabalho profundo de relaxamento. Mas o Watsu não é apenas uma terapia de relaxamento, é uma terapia onde o contacto e a presença do terapeuta permite ao beneficiador da sessão, alcançar as emoções mais profundas do ser interior.
O Watsu é uma viagem ao mundo interior, uma deslumbrante viagem onde podemos encontrar pérolas de amor, ternura e harmonia escondidas e guardadas dentro de nós. Não se trata apenas de uma viagem que poderíamos chamar "espiritual", nem se trata apenas de uma maravilhosa sensação de prazer e integridade mútua.
O Watsu é uma fascinante terapia que, acima de tudo, promove a harmonia interior, a autoconfiança e, principalmente, eleva o nível de confiança e relacionamento que estabelecemos com as outras pessoas. Durante a sessão, a única coisa que é preciso fazer é relaxar, deixar fluir... O Watsu é muito mais do que uma massagem dentro de água!
Saiba mais na próxima página
É nesta ligação especial com o útero da nossa mãe que se revela todo o potencial do Watsu, sensações invocadas num contexto de água aquecida à temperatura do corpo, e movimentos rítmicos e sincronizados com a nossa respiração. De uma forma geral, o Watsu é utilizado para a melhoria do bem-estar geral do indivíduo.
O Watsu é uma terapia muito recente (desenvolvida nos anos 80), pelo que actualmente ainda estão a ser explorados alguns dos potenciais benefícios do Watsu e onde pode ser aplicado. Na realidade, o Watsu pode beneficiar toda a gente - mesmo aqueles que têm medo de água ou que não sabem nadar! Através do trabalho do terapeuta, o Watsu permite estabelecer progressivamente uma forte sensação de bem-estar e uma relação de confiança com a água. O Watsu é utilizado como forma de correcção de desequilíbrios:
- Permite aumentar a amplitude de movimentos em pessoas com dificuldade de mobilidade devido às tensões ou rigidez dos músculos.
- Auxilia no pós-operatório, especialmente em casos de grandes fracturas.
- Alivia os sintomas da fibromialgia.
- Auxilia em patologias de carácter reumatológico (artrites e artroses).
- É uma terapia direccionada a crianças hiperactivas.
- É utilizado em crianças com paralisia mental.
- Em pessoas com depressão.
- Auxilia a eliminar o stress diário e a ansiedade.
- Ajuda as pessoas que desejam parar de fumar ou parar de beber, pois diminui a ansiedade causada pela crise de abstinência.
- Combate doenças relacionadas com o sistema pulmonar; combate insónias provocadas por tensão muscular; ajuda na fadiga muscular causada por excesso de actividade física; etc.
- De uma forma geral, o Watsu ajuda a pessoa a ganhar consciência corporal, e promove também a reabilitação física e mental.
- Harmonia, presença de espírito, lucidez, clareza, leveza e equilíbrio, profundo relaxamento corporal, integridade, amor pelo próximo, equilíbrio físico e energético, poder de resolução de conflitos internos, alegria, ligação profunda ao mundo interior e bem-estar relativamente a todos com quem nos relacionamos, são estes alguns dos benefícios que podem também ser mencionados. O Watsu é a vivência de uma plenitude de benefícios corporais e energéticos.
Saiba mais na próxima página
Alguns dos comentários mais frequentes revelam uma total ausência de sensações físicas, algo progressivo: primeiro as pernas, depois os braços, de seguida a cabeça e por fim todo o corpo é envolvido por uma sensação de flutuação ou "ausência de sensação física".
Por outras palavras, é o corpo que se "dilui" na água aquecida da piscina, enquanto o terapeuta embala e pressiona os pontos de Shiatsu (iguais aos pontos de acupunctura), que percorrem os meridianos energéticos do nosso corpo.
É durante a sessão de Watsu que a ausência de sensação física permite "sentir" as emoções guardadas no ser interior, com mais intensidade. A respiração lenta e profunda, os movimentos calmos e harmoniosos, e o sorriso interior no final da sessão, são sinais que revelam uma alteração profunda na quantidade e qualidade dos pensamentos da pessoa que beneficia da sessão de Watsu.
Algumas pessoas descrevem o Watsu como uma "sensação de ondas", ou como "a primeira vez que conseguiram verdadeiramente relaxar".
O Watsu é naturalmente uma forma de trazer à superfície as qualidades maravilhosas do nosso ser. Relaxe, medite, e da próxima vez que entrar numa piscina, tente imaginar como seria fazer uma viagem ao seu próprio ser interior através de um suave e harmonioso embalar aquático, ou simplesmente, em vez de imaginar - experimente o watsu!
Texto: Filipe Monteiro, terapeuta
Agradecimentos: Sofitel Thalassa Vilalara, Algarve | www.sofitelvilalara.com
Comentários