Existem dias em que sair da cama é uma dificuldade ainda maior, sobretudo quando está frio cá fora e o quentinho no interior dos lençois quase que nos impele de nos levantarmos para enfrentar a dura realidade. A azáfama do dia a dia nem sempre permite ter força extra, seja para uma reunião a meio da tarde ou para uma ida ao ginásio ao final do dia. Quer ter mais energia? O primeiro passo é… seguir todos os cinco passos que aqui sugerimos!
1. Escolha as palavras certas
«Aproveite o retomar das rotinas, para criar esta nova rotina na sua vida», aconselha Ana Relvas, coach. É que, segundo a também especialista em programação neurolinguística, as palavras que escolhemos podem ter um impacto profundo no modo como nos sentimos, «principalmente aquelas que a nossa voz interior escolhe dizer-nos». «Uma das expressões que nos limita recursos de energia é o tenho que/de», sublinha a especialista.
Quando verbalizamos um «Tenho de fazer isto», é como se essa coisa ganhasse o peso extra da obrigação, da impossibilidade de fugirmos disso. O curioso é que, muitas vezes, até são coisas que queremos e gostamos de fazer. «Proponho que esteja atento aos seus tenho que/de e os substitua por quero ou vou», recomenda. Ana Relvas sugere ainda um exercício matinal. «Escolha algo que vá fazer hoje», propõe. Feche, de seguida, os olhos e diga «Eu hoje tenho de» e, depois, «Eu hoje quero». Qual foi a diferença?
2. Acorde cedo
A jornalista Laura Vanderkam, no seu livro «What The Most Successful People Do Before Breakfast», em tradução livre «O Que as Pessoas Mais Bem Sucedidas Fazem Antes do Pequeno-Almoço», afirma que o tempo é precioso. Daí as pessoas de sucesso preferirem aproveitar a manhã, pois sabem que o restante tempo do dia será consumido por telefonemas, reuniões e problemas para resolver. Muitas destas pessoas acordam antes do nascer do sol. A autora cita uma pesquisa do seu livro que mostra que 90% dos executivos consultados acordam antes das seis da manhã durante a semana.
A CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, acorda às 4h e chega ao trabalho às 7h30, enquanto o CEO da Disney, Bob Iger, levanta-se às 4h30 para ler. Para a jornalista, o dia pode ter 24 horas, mas nem todas são iguais. A partir das suas pesquisas e experiências, revela que usar as manhãs de maneira inteligente é um hábito que a maioria das pessoas de sucesso desenvolve.
«Se esperar até o final do dia para fazer aquilo que é importante, mas não é urgente, como fazer exercício, ler, concentrar-se no crescimento da sua carreira e empresa, passar tempo de qualidade com a sua família, então, provavelmente, não irá conseguir», escreve Laura Vanderkam. «Se tem de acontecer, então que aconteça primeiro», diz.
3. Saia à hora de almoço
Lê o e-mail ao mesmo tempo que navega em várias janelas na internet e está ao telefone? É hora de controlar o seu perfil multitarefas, uma vez que, assim, está a estimular mais e mais o sistema do cérebro responsável por libertar dopamina substância relacionada com a vitalidade corporal, facilmente esgotada. Quando os seus níveis estão baixos, pode levar a uma sensação de apatia e depressão. Fazer atividades leves, que estimulem a endorfina, responsável pelo bem-estar, como aproveitar a hora de almoço para passear, andar de bicicleta ou meditar, ajuda a recuperar a energia de que tanto sente falta.
4. Faça um detox digital (noturno)
De tecnologia, sim! É uma delícia navegar pelas redes sociais, mas fazer isso durante a noite pode causar uma indesejável insónia. Segundo os especialistas, as imagens de laptops, tablets e telas de smartphones usadas mais perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono porque nos mantêm em estado de alerta constante.
5. Sorria mais
Se o seu estado de espírito está em baixo, os seus níveis de energia também estarão. «Encontre algo que o faça sorrir ou ria bem alto, impulsionando os níveis de serotonina do seu corpo», aconselha o guru do fitness James Duigan. Reduza na cafeína, açúcar, álcool e nos alimentos industrializados. «Um corpo fraco é aquele que está cansado de constantemente limpar o seu sistema destas toxinas. Dê ao corpo uma pausa e veja como se vai sentir mais fortalecida», continua o conhecido personal trainer. Ah, claro, e durma!
Texto: Joana Brito
Comentários