Se treina regularmente, certamente já sofreu de dores musculares na manhã seguinte a um treino mais intenso.

Inúmeros estudos realizados tentam descobrir a melhor forma de reduzir as dores musculares, mas quais as mais efetivas?

O uso de anti inflamatórios tem demonstrado efeitos variáveis mediante as doses utilizadas, o seu uso ocasional parece não afetar negativamente o progresso, contudo, devido ao facto do seu efeito negativo na ativação das células satélite, no trato intestinal e no fígado,  pelo que não consideramos a sua utilização.

Por sua vez , a imersão em água quente parece ser uma estratégia bastante viável para o alívio das dores musculares.

As massagens, dependendo do seu tempo e duração aparentam ter algum sucesso nesta mesma redução.

O exercício físico, uma sessão ligeira de exercício físico no âmbito de aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos afetados parecem promover um alívio das dores musculares.

O consumo de um suplemento de proteína ou leite imediatamente depois do treino aparenta reduzir os sintomas de dores musculares nas 24-72h seguintes.

O consumo de 5g de BCAA´s resulta em reduções significantes nas dores depois do treino.

O consumo de 1800mg de EGCG (extrato de chá verde) e N-acetyl-cysteine ingeridos antes do treino, estão associados a uma redução de dores no dia seguinte.

2g de L-carnitina diariamente também parece promover uma redução da dor muscular.

8g de citruline malate antes do treino é outra opção para a redução de dores musculares.

O uso de quantidades elevadas de antioxidantes, como forma a atenuar as dores musculares, aparenta interferir com processos importantes fisiológicos.

O uso de Vitamina C, duches de contrates de temperatura, alongamentos, entre outros aparentam ter resultados contraditórios e inconclusivos.

É também importante salientar que as dores musculares podem interferir com a performance física, afetando a força muscular nas 24h seguintes, alterando também a biomecânica do exercício, pelo que se recomenda o uso de uma periodização de treino adequada.