As doenças respiratórias são já a segunda causa de morte em Portugal. À frente no ranking, estão as doenças cardiovasculares.

Como neste dia o mote é poupar, nada melhor do que melhorar a sua saúde e, como bónus, ainda ficar com mais dinheiro na carteira para usufruir de uma melhor qualidade de vida. Damos-lhe algumas razões para pôr de lado o cigarro:

1. Troika o cigarro por uma vida saudável

Este é o mote da campanha que a Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão lança neste Dia Mundial da Poupança e que chama a atenção para os custos económicos do tabaco. De facto, além dos custos para a saúde, fumar comporta também elevados encargos económicos e poucos imaginam – ou fazem as contas – ao que poderiam poupar caso pusessem de lado este vício.

2. Viva mais e melhor

O primeiro passo é o mais difícil, mas foi isso mesmo que conseguiu o Pedro, que aproveitou o dinheiro que poupou em tabaco para comprar um carro desportivo. Se fuma e já não é a primeira vez que pensa que está na hora de parar, não pense mais e passe das palavras aos atos. Para ter a ajuda que precisa deve marcar uma consulta de Cessação Tabágica, existente nas instalações da Pulmonale ou em muitos centros de saúde e nos hospitais de norte a sul do país. Aí é feita uma caracterização de cada fumador, é dado o apoio psicológico necessário e instituída a terapêutica adequada.

3. Cuide de si

Em 2011 foram diagnosticados em Portugal mais de 4000 novos casos de Cancro do Pulmão dos quais 3514 faleceram. A Mariana não quis entrar para as estatísticas e trocou os cigarros por tratamentos num SPA. Hoje, mais relaxada, respira saúde e sente no bolso a decisão de pôr de lado os cigarros.

4. Marque as férias dos seus sonhos

Em Portugal a mortalidade por doenças atribuíveis ao tabaco é de cerca de 10%. O tabaco é o responsável por 33% das mortes por doença respiratória. Pouco interessados em fazer parte deste cenário, a Maria e o João pararam de fumar, juntaram dinheiro para as férias e foram gozar uns dias de sol nas Maldivas.

5. Evite o cancro

O tabaco é o grande responsável pela maioria dos casos de cancro do pulmão: 80 a 85% dos casos são provocados pelo tabaco e sabe-se hoje que deixar de lado este vício aumenta de forma exponencial a esperança média de vida, mesmo nos casos em que esse abandono apenas acontece após ser diagnosticado o tumor.

6. Se não consegue sozinho...procure ajuda

Estes são alguns dos conselhos que a Pulmonale lhe deixa neste Dia Mundial da Poupança. Mas há mais. Deixar de fumar nem sempre é fácil e muitas vezes são várias as tentativas para conseguir largar o vício do cigarro. Se não consegue sozinho, pode sempre procurar ajuda. A Pulmonale tem consultas de cessação tabágica e tem um endereço específico para responder às suas diversas questões, dificuldades e necessidades. Se precisa de um incentivo, mande mail para ajuda@pulmonale.pt.

7. Cigarros eletrónicos não são solução

De acordo com a Pulmonale, são necessárias medidas legislativas que regulamentem o cigarro eletrónico, porque este não é uma alternativa “saudável” ao cigarro tradicional nem ajuda a diminuir o consumo de tabaco. Para além de nicotina, a substância que provoca adição no tabaco, o cigarro eletrónico contém muitos produtos cancerígenos, diferentes conforme a composição e as marcas, tornando-se tão ou mais perigoso quanto o cigarro tradicional.

Por Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão