Um estudo recente descobriu que mais de 20% das pessoas relatam dores no pescoço, ou seja, uma em cada 5 pessoas!

A boa notícia é que a dor no pescoço pode ser curada com alguns exercícios simples. Gaste entre 10 a 15 minutos por dia a efectuar os exercícios abaixo e, certamente, será muito menos atormentado por dores no pescoço.

Chin Tuck

Fique de costas para a parede com a coluna o mais recta possível. Sem levantar o queixo, empurre a cabeça para trás até a pressionar contra a parede. Mantenha a pressão por 5 segundos e solte durante 2 segundos. Repita 10 vezes.

Este exercício ajudará a alongar e a fortalecer os músculos escalenos do pescoço. Fará maravilhas ao reduzir a tensão dos músculos do pescoço.

A máquina para o pescoço

Alguns ginásios e consultórios de fisioterapia têm uma máquina especial que exercita o seu pescoço. A máquina tem pesos que deverá empurrar usando a cabeça, o que requer que os músculos do pescoço façam o trabalho. Pode empurrar para frente, para trás, e para ambos os lados para um treino equilibrado de fortalecimento dos músculos do pescoço de todos os ângulos.

Retrações

Deite-se num banco com o pescoço e a cabeça pendurados no final. Peça a outra pessoa que coloque uma mão no peito para manter o tronco apoiado no banco e, em seguida, a outra na testa. Use o seu pescoço para empurrar a sua cabeça para cima. Certifique-se que o seu ajudante faz alguma força nas mãos de forma a que os seus músculos sintam resistência.

Agora, vire-se de bruços e repita o processo do outro lado, desta vez levantando a cabeça para trás para trabalhar os músculos do pescoço do ângulo oposto. Repita 10 a 20 vezes por lado.

Resistência do pescoço com peso

Este exercício funciona de forma semelhante ao exercício anterior, mas utilizando um disco ou placa de peso em vez de trabalhar com um parceiro. Deite-se de costas no banco, com a cabeça pendurada na borda. Segure uma placa de peso no topo da cabeça e use os músculos do pescoço para levantar apenas a cabeça.

Vire-se ao contrário e repita do outro lado. Cerca de 10-20 repetições por lado.

Exercício de pescoço isométrico

Pense nisto como uma "prancha" para o seu pescoço. Coloque as mãos na testa e empurre para trás, usando os músculos do pescoço para manter a cabeça recta. Segure durante 15-25 segundos, depois repita nas costas e nos lados da sua cabeça. Este exercício isométrico irá contrair os músculos do pescoço sem movimento das articulações, reduzindo assim o risco de lesões nas articulações.

Nota: Tenha muito cuidado com os exercícios de pescoço! A coluna cervical é muito delicada e pode ser danificada com muito mais facilidade do que o resto da coluna vertebral. Evite fazer qualquer coisa que possa forçar em demasia os músculos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.