Embora às vezes seja difícil realizar a dosagem recomendada de 150 minutos de cardio por semana, apenas 30 minutos de exercícios aeróbicos moderadamente intensos a cada dia podem melhorar o seu bem-estar geral e melhorar a sua condição física.

Saúde do coração

Os principais grupos musculares geralmente são o foco principal do exercício, independentemente de estar a correr ou a levantar pesos. Mas é importante perceber que seus músculos não são o ponto central ao realizar actividades relacionadas com o cardio; pelo contrário, é o seu coração. A actividade cardiovascular aumenta o seu BPM (batimentos cardíacos por minuto), o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos em actividade, além do coração.

Não é necessário realizar sessões de corrida de alta intensidade para melhorar a saúde do seu coração, mas é necessário aumentar o seu BPM acima dos 120 para aumentar a capacidade natural do corpo de queimar gordura.

Força muscular

O seu sistema respiratório tem um grande impacto na capacidade do seu corpo em construir uma nova massa muscular magra. Os músculos precisam de uma variedade de nutrientes para se fortalecerem, e é por isso que é importante uma dieta saudável.

Os músculos também exigem um fluxo sanguíneo saudável para operar ao mais alto nível. A actividade cardiovascular melhora a função respiratória do corpo, o que ajuda os músculos a receberem o oxigénio necessário para funcionarem em pleno. Um regime diário de caminhadas rápidas ou corrida tem o potencial de aumentar a capacidade do seu corpo em aguentar intensidades mais altas por períodos de tempo mais longos.

Resistência

Ao criar um hábito regular de realizar pelo menos 30 minutos de actividades relacionadas com o cardio cinco vezes por semana aumentará o seu nível de resistência. Se faz exercícios aeróbicos há pouco tempo, a sua resistência é uma forma eficaz para medir o seu progresso. Considere o desafio hipotético de treinar para uma maratona. Provavelmente não conseguirá percorrer a distância toda durante a sua primeira tentativa. Com o tempo, a sua resistência aumentará à medida que o sistema respiratório e a força muscular melhorarem.

Além da resistência o seu corpo também experimentará benefícios adicionais que aumentam o desempenho, como o metabolismo aprimorado, que é um componente necessário para a perda de peso.

Dicas para melhorar

É importante tomar medidas de segurança adequadas ao iniciar um novo regime de fitness. Se não está acostumado com a tensão diária do exercício cardiovascular consulte um especialista ou um personal trainer para garantir que está a tomar as medidas necessárias para atingir as suas metas. Também deve consultar o seu médico se não tiver certeza se o seu coração está saudável o suficiente para exercícios de intensidade alta.

Além disso, lembre-se de acompanhar o seu progresso usando um registo detalhado. Isto ajudará a mantê-lo motivado durante todo o processo de perda de peso. Os resultados não vão acontecer durante a noite, embora comece a sentir os benefícios de uma forma mais saudável ao longo do tempo.

Finalmente, não subestime o poder do descanso. O seu corpo, por norma, precisa de pelo menos 24 horas para se recuperar entre os exercícios cardiovasculares de alta intensidade.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.