Quando os níveis de oxigénio baixam o sistema imunitário fica enfraquecido, e o processo de envelhecimento está associado a uma descida de oxigénio. Como tal, a utilização de oxigénio, através de um jacto, dá à pele uma nova vida.

O sangue é o líquido que transporta o oxigénio a todo o corpo, abastecendo os seus sistemas, estimulando as suas reacções químicas, libertando-o de toxinas e outros agentes nocivos. Cada célula do nosso corpo necessita de oxigénio.

Com a idade a diminuição dos níveis de oxigénio é tão grande que, por exemplo, aos 25 anos o seu nível na pele é bastante inferior ao de um adolescente. A pele do rosto tem a maior descida dos níveis de oxigénio de todo o corpo, sendo a consequência uma pele pálida e enrugada.

O oxigénio tem um papel activo na estimulação da microcirculação (com o aumento de fornecimento de sangue), dando os nutrientes necessários aos fibroblastos para a regeneração do colagénio – aumentando o fornecimento de nutrientes à derme e às camadas da epiderme, produzindo o seu rejuvenescimento.

Os resultados são uma pele instantaneamente mais suave e fresca, a qual após uma série de sessões estará rejuvenescida.

Rejuvenescimento com oxigénio
As terapias com oxigénio podem ser feitas através de um sistema de jacto, que capta o oxigénio da atmosfera a 21%, transforma-o para 95%, para depois ser enviado para a pele. O benefício do uso de um sistema de jacto é o de permitir a condução do oxigénio às camadas mais profundas da pele, através das células da camada córnea sem a traumatizar.

O aumento de oxigénio nessas camadas mais profundas permite à camada basal receber mais nutrientes e assim acelerar a mitose das células e a estimulação celular. Através do transporte de oxigénio por um sistema de jacto, temos, também, possibilidade de introduzir mais profundamente na pele, a cosmética específica.

Os ingredientes activos dos produtos utilizados nestes procedimentos são capazes de atingir as camadas mais profundas da pele e de construir um depósito, criando volume na "matriz" (substância que mantém as células unidas e que é composta por variados ácidos, os quais são preciosos, que o corpo produz ou necessita que lhe sejam fornecidos).

Saiba mais na próxima página

Ao aumentar o volume da "matriz", temos possibilidade de melhorar a elasticidade e a firmeza da pele. Há produtos que contêm ingredientes biologicamente activos, que reproduzem a capacidade do sangue para levar oxigénio às células.

Estes produtos ligam-se às células formando uma película que as envolve, atraindo o oxigénio que entra em contacto com a pele.

Usar simplesmente o ingrediente contido no produto, não daria o fornecimento de oxigénio necessário ao nosso maior órgão – a pele, pois só seria possível atrair o oxigénio da atmosfera a 21%. Contudo, ao utilizar o sistema de jacto está-se a carregar o ingrediente com moléculas de oxigénio a 95% e a conduzi-lo às camadas mais profundas da pele.

Quando é introduzido na pele através do jacto de oxigénio o ingrediente activo cria um efeito "reservatório" dentro da camada basal. O oxigénio chega às células de uma forma controlada, o que permite o fornecimento contínuo dos activos.

Por exemplo, quando a célula necessita de oxigénio é possível retirá-lo do reservatório dos activos. O resultado é uma pele oxigenada, mais firme e rejuvenescida do interior para o exterior.

A penetração dos activos
Certos produtos e ingredientes conseguem vencer a barreira da pele via absorção. Esta acção está dependente da utilização pelos fabricantes da correcta dimensão molecular, da quantidade aplicada, e de como a pele está preparada antes da penetração do activo.

Se as condições estiverem reunidas, os ingredientes penetram através das células epidermais, consolidando-as. Formado o efeito reservatório pela ligação à camada córnea, podem aí ser armazenados e utilizados quando necessário.

A saúde desta camada é o principal factor a afectar o grau de absorção da pele. Outro factor é a hidratação. Um dos métodos mais comuns para aumentar a penetração dos activos é "encurralar" água ou gás na camada córnea, prevenindo a evaporação superficial da água.

Saiba mais na próxima página

Duas acções produzidas
Primeira acção: a condução do oxigénio às camadas da derme, através da utilização de um sistema de acto preciso e incisivo, aumenta os nutrientes fornecidos à camada basal, onde se efectua a divisão celular. Esta acção permite a estimulação dos fibroblastos responsáveis pela formação da elastina e do colagénio.
Segunda Acção: os ingredientes activos aumentam o volume da matriz, que é a substância que mantém as células unidas. Esta segunda acção dá elasticidade e firmeza à pele aumentando o seu nível de humidade.

Benefícios dos cuidados com oxigénio
- Ajudam a reconstruir a pele, aumentando a sua firmeza e suavizando marcas e rugas
- Perfeitos para pele danificada, pois o uso de oxigénio puro cria um efeito energético e curativo nas células da pele
- Ideais para peles com tendência para acne devido aos efeitos antibacterianos do oxigénio
- Permitem uma penetração profunda dos activos nas camadas da pele, suavizando marcas e rugas
- Método mais avançado de restituição da humidade que a pele vai perdendo
- Fornecem oxigénio a todos os níveis da pele
- Permitem uma pele mais hidratada
- Estimulam a produção de colagénio ao nível celular e acelera o processo curativo
- Invertem os danos causados pelos radicais livres
- Possibilitam o cuidado do rosto e pescoço numa única sessão
- Pode-se voltar imediatamente à vida normal sem qualquer interrupção da rotina diária.

Saiba mais na próxima página

O oxigénio e a toxicidade
Devido ao aumento de oxigénio fornecido pelo sistema de jacto e também aos ingredientes aplicados, algumas questões são colocadas nomeadamente sobre se tais níveis de oxigénio podem causar danos por excesso de radicais livres.

Contudo, está provado que os radicais do oxigénio são normalmente originados por baixos níveis de oxigénio ou tecidos inflamados. O aumento da capacidade de produção de oxigénio num reservatório, através do sistema de jacto, pode ajudar a oxigenar os tecidos e a aumentar a eficiência do sistema enzimático antioxidante, eliminando assim os radicais livres.

Para continuar a protecção contra os danos causados pelos radicais livres, os serúns a aplicar com o oxigénio devem conter também ingredientes activos próprios para o efeito.

Soluções estéticas
- Ajuda a reconstruir a pele e suaviza linhas e rugas, mesmo da zona delicada em redor dos olhos
- Perfeito para peles com danos provocados pela exposição solar, pois a utilização de oxigénio tem efeitos energéticos e curativos
- Ideal para peles propensas a acne devido aos seus efeitos antibacterianos
- Permite a hidratação da pele através da penetração profunda dos ingredientes activos dos produtos de pele
- Estimula a produção de colagénio ao nível celular, ajudando no processo curativo
- Inverte os danos causados pelos radicais livres.

Texto: Sharon Hilditch, esteticista e autora do Conceito de Oxigénio 2000
Fotografia: Biotherm

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.