As riquezas do mar e das algas reúnem-se num ritual que contém o melhor dos benefícios da talassoterapia e as melhores sensações spa.
Em movimento perpétuo, o mar é fonte do renascimento profundo de que temos necessidade. O nosso corpo é constituído principalmente por água salgada, com semelhanças fisiológicas extraordinárias com a água do mar. Assim, em contacto com o mar encontramo-nos em simbiose com o nosso meio original, como um bebé no ventre materno.
Numa sociedade com ritmo acelerado, o stress e a fadiga colocam--nos num estado de menor resistência. Neste ritmo trepidante tornase necessário e apetecível o contacto com as riquezas originais do mar. Este ritual que explora as riquezas do mar e das algas convida ao retorno às origens.
Foi-se buscar a uma das algas milenárias um extrato capaz de introduzir na pele uma verdadeira força vital. Um duplo extrato obtido a partir de uma única alga, "Haematococcus pluvialis", extraídos em dois estádios de crescimento diferentes e em dois meios naturais distintos.
Estes extratos de "Haematococcus pluvialis" reúnem os mais elevados potenciais energéticos e protetores de que a alga é detentora. Verdadeira sósia mineral do nosso meio interior, reinicia a memória energética das nossas células. Sais minerais (potássio, sódio, cálcio, magnésio e fósforo) e oligoelementos (zinco, cobre, selénio e manganésio) agitam toda a cascata energética que dá ritmo à vida das nossas células.
Por efeito de osmose, penetram até ao coração da pele para aí oferecer fortalecimento e melhorar a capacidade de recuperação, estimulando a respiração celular. A astaxantina, pigmento natural do tipo carotenoide, desenvolve-se na "Haematococcus pluvialis" para a proteger das fortes radiações solares.
Este pigmento preserva as células do stress oxidativo e protege assim o futuro da pele. Com a energia devolvida, protegida, a pele renasce mais forte, mais resistente. Dia após dia, reencontra a sua vitalidade.
Deixe-se envolver no passo-a-passo do ritual já na próxima página
No Instituto, mesmo antes do início do ritual, os sentidos são despertados, pelo chá biorrevitalizante, pela música específica do ritual, pelos aromas de vela e perfume de ambiente... Quatro etapas podem ser propostas em parte ou na totalidade: esfoliação, banho, massagem e envolvimento. Pétalas e espuma de algas, cristais de sais, trouxas aquecidas, são alguns dos ingredientes deste ritual.
Esfoliação
Esfoliação suave, o tempo de mergulhar no coração do oceano original, de maravilhar-se com o contacto de matérias milenares e de se abandonar ao perfume inebriante das flores de água, do sal marinho vivificante e das pétalas das algas aquáticas.
Mistura de três algas preciosas e Nori, com propriedades antisstress e antifadiga, e de estrépitos de sal remineralizantes, a textura cremosa do esfoliante funde-se na pele e esfolia deliciosamente o corpo. A pele revela-se suave, lisa e luminosa, à medida que os afloramentos lhe recordam o oceano primordial. Para esta etapa essencial do tratamento, o corpo é massajado, trabalhado com os braços para fazer libertar as tensões.
Os fluxos aquáticos restauram a leveza do corpo, as vagas marinhas ao abraçar o corpo energizam e libertam as tensões, os balanços marinhos conduzem à relaxação. O corpo e o espírito ficam libertos de tensões e intensamente fortificados.
O banho – opcional
A mistura efervescente de cristais e de algas vermelhas e verdes contidos num difusor destilam as suas propriedades na água: explosão perfumada num banho que se torna “jacuzzi”, cor de lagoa, sais minerais.
O corpo descontrai-se e fortalece-se intensamente. Sente-se uma sensação de simbiose com o elemento água. Os extratos marinhos e o perfume relaxam eficazmente os espíritos por mais stressados que estejam. Imersão relaxante profunda para este momento de simbiose com a água.
A massagem Neo-Vital
Reproduzindo sobre o corpo diferentes movimentos do mar, a mão serpenteia, ondula e desdobra-se em vagas sucessivas para reequilibrar e concentrar as energias. A massagem fornece a remineralização da pele. Suavemente, o corpo renasce para despertar naturalmente sob os últimos e profundos estiramentos, fase final desta etapa simultaneamente relaxante e reequilibrante.
O envolvimento - espuma
Ainda sob a influência benéfica da massagem, vimo-nos envolvidos numa espuma de algas crepitante e delicadamente aquecida. O mar alimenta o corpo com toda a sua força mineral. Oligoelementos e minerais revitalizam, enquanto se saboreia o bem-estar de uma pausa reenergizante que nos desperta e dinamiza .
Pouco a pouco, o corpo recarrega-se desta força mineral marinha, benéfica. Soltam-se as tensões localizadas, o stress evapora-se ao contacto com este envolvimento parcial: costas, ventre e plexo. Complemento ideal da Massagem Neo-Vital. No final aplica-se o creme com longos movimentos, como ondas potentes e tonificantes.
Formadora: Virgína Correia
Modelo: Vera Lapa
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Marlicel, Lisboa, Thalgo
Comentários