As riquezas do mar e das algas reúnem-se num ritual que contém o melhor dos benefícios da talassoterapia e as melhores sensações spa.

Em movimento perpétuo, o mar é fonte do renascimento profundo de que temos necessidade. O nosso corpo é constituído principalmente por água salgada, com semelhanças fisiológicas extraordinárias com a água do mar. Assim, em contacto com o mar encontramo-nos em simbiose com o nosso meio original, como um bebé no ventre materno.

Numa sociedade com ritmo acelerado, o stress e a fadiga colocam--nos num estado de menor resistência. Neste ritmo trepidante tornase necessário e apetecível o contacto com as riquezas originais do mar. Este ritual que explora as riquezas do mar e das algas convida ao retorno às origens.

O poder das algas

Foi-se buscar a uma das algas milenárias um extrato capaz de introduzir na pele uma verdadeira força vital. Um duplo extrato obtido a partir de uma única alga, "Haematococcus pluvialis", extraídos em dois estádios de crescimento diferentes e em dois meios naturais distintos.

Estes extratos de "Haematococcus pluvialis" reúnem os mais elevados potenciais energéticos e protetores de que a alga é detentora. Verdadeira sósia mineral do nosso meio interior, reinicia a memória energética das nossas células. Sais minerais (potássio, sódio, cálcio, magnésio e fósforo) e oligoelementos (zinco, cobre, selénio e manganésio) agitam toda a cascata energética que dá ritmo à vida das nossas células.

Por efeito de osmose, penetram até ao coração da pele para aí oferecer fortalecimento e melhorar a capacidade de recuperação, estimulando a respiração celular. A astaxantina, pigmento natural do tipo carotenoide, desenvolve-se na "Haematococcus pluvialis" para a proteger das fortes radiações solares.

Este pigmento preserva as células do stress oxidativo e protege assim o futuro da pele. Com a energia devolvida, protegida, a pele renasce mais forte, mais resistente. Dia após dia, reencontra a sua vitalidade.

Deixe-se envolver no passo-a-passo do ritual já na próxima página

Passo a passo ritual

No Instituto, mesmo antes do início do ritual, os sentidos são despertados, pelo chá biorrevitalizante, pela música específica do ritual, pelos aromas de vela e perfume de ambiente... Quatro etapas podem ser propostas em parte ou na totalidade: esfoliação, banho, massagem e envolvimento. Pétalas e espuma de algas, cristais de sais, trouxas aquecidas, são alguns dos ingredientes deste ritual.

Esfoliação

Esfoliação suave, o tempo de mergulhar no coração do oceano original, de maravilhar-se com o contacto de matérias milenares e de se abandonar ao perfume inebriante das flores de água, do sal marinho vivificante e das pétalas das algas aquáticas.

Mistura de três algas preciosas e Nori, com propriedades antisstress e antifadiga, e de estrépitos de sal remineralizantes, a textura cremosa do esfoliante funde-se na pele e esfolia deliciosamente o corpo. A pele revela-se suave, lisa e luminosa, à medida que os afloramentos lhe recordam o oceano primordial. Para esta etapa essencial do tratamento, o corpo é massajado, trabalhado com os braços para fazer libertar as tensões.

Os fluxos aquáticos restauram a leveza do corpo, as vagas marinhas ao abraçar o corpo energizam e libertam as tensões, os balanços marinhos conduzem à relaxação. O corpo e o espírito ficam libertos de tensões e intensamente fortificados.

O banho – opcional

A mistura efervescente de cristais e de algas vermelhas e verdes contidos num difusor destilam as suas propriedades na água: explosão perfumada num banho que se torna “jacuzzi”, cor de lagoa, sais minerais.

O corpo descontrai-se e fortalece-se intensamente. Sente-se uma sensação de simbiose com o elemento água. Os extratos marinhos e o perfume relaxam eficazmente os espíritos por mais stressados que estejam. Imersão relaxante profunda para este momento de simbiose com a água.

A massagem Neo-Vital

Reproduzindo sobre o corpo diferentes movimentos do mar, a mão serpenteia, ondula e desdobra-se em vagas sucessivas para reequilibrar e concentrar as energias. A massagem fornece a remineralização da pele. Suavemente, o corpo renasce para despertar naturalmente sob os últimos e profundos estiramentos, fase final desta etapa simultaneamente relaxante e reequilibrante.

O envolvimento - espuma

Ainda sob a influência benéfica da massagem, vimo-nos envolvidos numa espuma de algas crepitante e delicadamente aquecida. O mar alimenta o corpo com toda a sua força mineral. Oligoelementos e minerais revitalizam, enquanto se saboreia o bem-estar de uma pausa reenergizante que nos desperta e dinamiza .

Pouco a pouco, o corpo recarrega-se desta força mineral marinha, benéfica. Soltam-se as tensões localizadas, o stress evapora-se ao contacto com este envolvimento parcial: costas, ventre e plexo. Complemento ideal da Massagem Neo-Vital. No final aplica-se o creme com longos movimentos, como ondas potentes e tonificantes.

Formadora: Virgína Correia
Modelo: Vera Lapa
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Marlicel, Lisboa, Thalgo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.