De pés descalços e aquecimento feito, as alunas são convidadas a encarnar a bailarina que há dentro de si. Para quem já fez praticou ballet segundo o método de ensino da Royal Academy of London, é como um relembrar de velhas rotinas. De mão na barra, a aula começa com as posições tradicionais do ballet clássico: a primeira e a segunda posição.

Ao longo de 45 minutos, as alunas são levadas ao máximo. Para além da postura e posição irrepreensíveis, os exercícios vão fazê-la transpirar logo após as primeiras repetições. Entre pliés e tendus, as pernas e glúteos dão sinais de cansaço, tremores e a única coisa que lhe vem à cabeça é: “Quando é que esta tortura acaba?” Para quem não pratica exercício físico regularmente, as insistências tornam o treino extremamente difícil de suportar, principalmente quando é feito em bico dos pés.

“[O S.barre] trabalha o corpo todo. Há um foco e ênfase bastante grande na parte inferior do corpo. Pernas, glúteos e barriga. Contudo é um treino que também completa a parte superior: os braços e os ombros”, explica a formadora Anabela Silva sobre esta modalidade cujo gasto calórico pode ir até às 300 calorias.

A restante parte da aula é composta por flexões - que que são o terror para quem tem pouca força nos braços -, elevação da bacia e abdominais. Conforma revela a formadora, o S.barre é uma modalidade “adequada para qualquer tipo de mulher”, mas como em todos os exercícios podem existir algumas adaptações.

Praticada exclusivamente nos centros Vivafit, pioneiro na introdução desta modalidade em Portugal, o S.barre tem sido uma grande moda no estrangeiro e promete conquistar as mulheres portuguesas. “É um treino que é bastante atrativo ao público feminino por causa do imaginário da bailarina. Numa vertente de treino e de fitness, mas tem esse imaginário.”, remata.

Veredicto: A beleza, a graciosidade e a leveza são conceitos associados ao ballet, mas a verdade é que tonificar o corpo segundo esta nova modalidade exige força, resistência e controlo. É que ser bailarina não é pera doce.