Idealmente, a higiene diária deve ser realizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite) de preferência com um produto que respeite o equilíbrio do pH da zona íntima em vez de um produto indicado para todo o corpo.

 

Mitos:

1 – Os duches vaginais favorecem o cuidado da zona íntima – Mito. Os duches vaginais podem ser nocivos já que a parte interna da vagina procede a uma limpeza diária de forma natural.

2 – Pensos e tampões são prejudiciais à zona íntima – Mito. Se usados durante a menstruação, e se trocados com regularidade (3 a 4 vezes por dia), não prejudicam a flora vaginal.

3 – As relações sexuais prejudicam a saúde da zona íntima – Mito. Se realizada uma higiene adequada após as relações sexuais, as secreções serão eliminadas e evita-se o desenvolvimento de infeções vaginais e urinárias. Ainda assim, uma vida sexual muito ativa pode aumentar o risco de infeção.

4 – As roupas justas não afetam a zona íntima feminina – Mito. Calças e outras peças apertadas inibem a ventilação necessária à saúde vaginal.

Factos:

1 – A roupa interior influencia a higiene íntima. Tecidos sintéticos dificultam a respiração da pele e podem contribuir para o aparecimento de infeções, enquanto roupa de algodão favorece a sensação de equilíbrio e bem estar.

2 – O pH da zona íntima é diferente do pH do resto do corpo. O gel de duche não está formulado para satisfazer as necessidades da zona íntima, já que pode desequilibrar o seu pH natural. A utilização de produtos adequados evita a sensação de desconforto e garante a frescura e o equilíbrio da saúde vaginal.

3 - Os pensos diários devem ser usados apenas nos últimos dias de menstruação. Utilizá-los de forma diária favorece o aparecimento de irritações e infeções vaginais.

4 – O corrimento incolor e sem cheiro é natural. Caso estas condições se alterem deverá consultar-se um especialista.

Saiba mais sobre a gama Lactacyd, vencedora do Prémio Cinco Estrelas 2016, com uma classificação global de 7,65, numa escala de 1 a 10. Realmente Cinco Estrelas!