A luz… suave, íntima. A música… tranquila, repousante. O seu corpo... confortavelmente despido, confiantemente envolvido num lençol de algodão aquecido. Conduzida(o) a uma macia e confortável marquesa, inicia o seu percurso reclinando-se sobre um conjunto de pedras planas quentes e frias, cobertas por uma toalha espessa, ao longo da sua coluna.

A sua pele recebe a energia terapêutica que delas vem, como de suaves ondas de um lago. Em poucos minutos o seu corpo e a sua mente ganham confiança e respondem às sensações. A sua respiração torna-se mais lenta à medida que os óleos são aplicados na sua pele, à medida que a terapeuta, com pedras quentes nas mãos, ritmicamente as faz deslizar ao longo das suas linhas de meridianos.

As ondas de calor surpreendem os seus sentidos, convertendo- se rapidamente em sensações de felicidade. Iniciando no pé, as pedras sobem a perna, ao longo do tronco, lateralmente, continuando pelo braço, até às pontas dos dedos, num ritual delicado e contínuo. Seguidamente, o seu peito e ombros recebem a mesma prática cuidadosa

Pedras grandes são acomodadas nas palmas das suas mãos e pedras do tamanho de moedas são gentilmente colocadas entre os seus dedos dos pés. Neste momento, já não consegue distinguir onde começam as pedras e onde terminam as mãos da terapeuta. Pedras de chakra aquecidas alinham e equilibram os principais centros de energia, enviando as suas propriedades terapêuticas bem para o interior do seu corpo.

A meio do ritual o seu corpo sente que há mais para receber. Ao virar-se suavemente para repousar sobre o abdómen, uma pedra grande e plana é gentilmente colocada no lençol de algodão, precisamente acima do sacro. A sequência de movimentos sincronizados contornam as saliências e as curvas do seu corpo, cuidadosamente para não cruzar a sua coluna nem entrar em contacto com ossos e articulações.

Pedras frias são então colocadas em pontos chave para aliviar o stress. Mais pedras quentes acariciam e massajam cada centímetro do seu corpo transmitindo calor e sedação. Os seus sentidos detetam o ritual do toque das pedras, acompanhado pela respiração profunda e meditativa da terapeuta que a(o) guia para um outro mundo. É como se a própria Mãe Natureza estivesse a tratá-la(o) com as suas suaves mãos.

Delícias da Terra

O procedimento da terapia geotermal é um tipo de dança thai chi, conduzindo a uma autêntica ginástica vascular com aplicação termoterapêutica de pedras quentes e frias, bem como de respiração e meditação, tudo em permanente movimento. O percurso surpreende frequentemente as pessoas que o desfrutam, ficando mesmo sem palavras.

Consideradas como ferramentas antigas para tratar inúmeras doenças em sociedades como China, Japão, Rússia, América do Norte e do Sul e Europa Oriental, as pedras reencontraram recentemente o seu caminho nos spa, para grande prazer e curiosidade dos seus clientes. A terapia geotermal tem ganho crescente popularidade desde 1998, devido à sua eficácia e poder terapêutico bem como à sua crescente divulgação nos meios de comunicação social. Está destinado a ser obrigatório nos menus de SPA com muito sucesso e proporcionando uma variedade de benefícios holísticos. 

Saiba mais na próxima página

Benefícios

Fisiologicamente, a ciência da terapia geotermal tem demonstrado ser altamente benéfica. Pedras aquecidas são consideradas como tendo capacidade de estimular o sistema nervoso parasimpático, que reduz o ritmo cardíaco, relaxa os órgãos internos, acentua o fluxo sanguíneo, e estimula os sistemas imunitário e linfático.

As pedras frias de mármore exigem trabalho árduo, alinhando-se ao longo da coluna, acariciando o pescoço e abaixo dos ombros. São destinadas a cuidar de zonas problemáticas, introduzindo energia curativa, em movimentos curtos e precisos.

Estas pedras são consideradas como as verdadeiras curadoras na terapia geotermal. O mármore atua fundo e rapidamente através do corpo, dissipando os bloqueios físicos, emocionais e psicológicos, eliminando-os uns após outros. Atinge-se assim o estado em que a regeneração e a recuperação começam.

Terapias naturais

Na sociedade de hoje, em rápida evolução, a vida pede alívio ao stress, à dor e à fadiga. A terapia geotermal é solicitada como o casamento perfeito entre o corpo e a ação da energia, não apenas para resolver problemas menos evidentes, mas também para aliviar ansiedade e tensão.

Outras terapias alternativas envolvendo pedras incidem na mesma linha de intervenção de energias incluindo raindrop, reiki, reflexologia e massagem tailandesa. Há dois tipos de pedras usadas em terapia quente e fria:

- Pedras basálticas, formadas por estruturas multicristalinas, e originárias de rochas vulcânicas, são dadoras de energia. Transferem calor do seu interior para o tecido muscular, nervos e órgãos internos.

- Pedras frias de mármore, constituídas por estruturas mono-cristalinas, encontradas no fundo dos oceanos, depuram, retiram o stress e promovem a recirculação e a cura.

Um método contemporâneo de terapia geotermal incorpora 46 pedras basálticas e um mínimo de 6 pedras frias de mármore. Em média, as sessões são de 60 a 75 minutos. Dependendo das necessidades de cada pessoa, a sessão pode prolongar-se para além de duas horas usando intervenção energética avançada e técnicas elaboradas, bem como pedras e cristais.

As pedras de basalto são aquecidas a temperaturas entre 50 e 60 ºC e mantidas num dispositivo com água quente. As pedras de mármore são frias mas nunca frigorificadas ou arrefecidas com gelo. Algumas pedras são utilizadas em aplicações passivas, outras em aplicações ativas em movimentos de massagem.

Há mesmo um elemento "governador" em cada conjunto de pedras basálticas: a pedra Sacro, colocada na zona do sacro. A pedra "Guia", conhecida também por terceiro olho, é uma pequena pedra que se coloca suavemente justamente entre e acima dos olhos.

Cada pedra é escolhida com a finalidade de tratar determinadas áreas do corpo, de acordo com a sua forma, densidade, porosidade, cor, dimensão e peso. Se for muito pequena pode não distribuir suficiente energia. Se demasiado grande, pode facilmente magoar se não for usada adequadamente; demasiado áspera, pode causar irritação.

Proteção e segurança

As sensações agradáveis são evidentes ao longo da terapia, mas os verdadeiros resultados no corpo físico são evidenciados normalmente dentro de 24 a 48 horas. Isto ocorre quando o equilíbrio é recuperado e pode durar semanas, à medida que o processo de desintoxicação se completa com o consumo suplementar de água e descanso suficiente.

À semelhança de outras terapias de spa, a repetição é muitas vezes a chave da manutenção da saúde a longo prazo. Para resultados mais positivos e duradouros recomenda-se uma série de sessões de terapia geotermal. Conduzidos através de um percurso com as pedras, descobrimos dimensões e sensações, dentro do nosso corpo físico, cuja existência antes desconheciamos.

Os resultados da terapia podem ser verdadeiramente profundos ou apenas muito benéficos, dependendo do grau de prontidão que se considere. É verdadeiramente um tratamento do nosso tempo.

Texto: Nina Gart, professora e diretora da Stone Therapy School, sediada em Vancouver, British Columbia, Canada
Fotografia: Gentilmente cedida pela autora
Agradecimentos: Marlicel