O nosso cérebro contem pequenas quantidades de glicose, proteínas, aminoácidos e outros micronutrientes, sendo que a maior parte são lípidos. Estes são um grupo de compostos químicos naturais e são formados por hidrogénio, carbono e oxigénio, nos quais se podem encontrar vitaminas A, D, E e K, gorduras, entre outros. Todos estes elementos estão presentes devido aos alimentos que se ingerem e cada um desempenha funções específicas no funcionamento, desenvolvimento e disposição de cada órgão. Assim sendo, a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada é fulcral para ter um cérebro são!
Aposte numa dieta que seja rica em ómega 3 e ómega 6, ou seja, ácidos gordos que pode encontrar nos frutos secos, sementes e peixes gordos e frescos, como a sardinha, salmão e atum. Esta “gordura” irá ajudar a criar e manter novas membranas celulares e a prevenir doenças degenerativas. No entanto, fica a ressalva que quando se fala em gordura ou ácidos gordos que são excelentes para o funcionamento do cérebro, são de evitar as gorduras saturadas e alimentos processados (fritos, fast-food, comida congelada, etc...).
No que concerne às proteínas e aminoácidos, as mesmas são a base para o crescimento e desenvolvimento e têm a capacidade de afetar a forma como nos sentimos e comportamos. Isto acontece porque os aminoácidos contêm os precursores dos neurotransmissores, que por sua vez são responsáveis pela troca de informação entre as células nervosas e que interferem em coisas como o humor, o peso, atenção e sono. Por isso não se admire quando fica sonolento quando come um bom prato de massa com carne, por exemplo... é um alerta para proteína a mais!
Os antioxidantes presentes nas verduras e frutas fazem igualmente parte de uma dieta rica e variada. Irão combater o radicais livres - que também podem surgir em elementos externos (álcool, tabaco, consumo de gordura animal e saturada, poluição, etc...) - que danificam os neurónios, protegendo e mantendo os mesmos saudáveis. Aposte também no ferro, cobre, zinco e sódio para o desenvolvimento cerebral e cognitivo. Sempre com conta, peso e medida!
Os hidratos de carbono constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia para as células, bem como proporcionarem consistência e elasticidade às mesmas. O cérebro apesar de representar apenas 2% do peso corporal precisa de cerca de 20% de energia... energia esta que é também obtida através do consumo de hidratos e que o organismo transforma em glicose ou em açúcar presente no sangue. Caso haja défice do mesmo o funcionamento das funções mentais pode ser afetada. No entanto, ter atenção com os hidratos que se ingerem, uma vez que cada um afeta o cérebro de determinada forma. Por exemplo, alimentos com índice glicêmico elevado, como o pão branco, libertam glicose muito rapidamente no sangue e, por conseguinte, uma queda ligeira fazendo com que a nossa concentração e humor ficam instantaneamente alterados. O ideal será o consumo de alimentos que sejam mais vagarosos na libertação da glicose, como as leguminosas (feijão, favas, ervilhas, etc...) e cereais (aveia, centeio, cevada, trigo, etc...).
Alguns alimentos benéficos para o cérebro e que devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada:
Mirtilo: é um antioxidante que, para além de nutrir o organismo, ajuda a retardar doenças degenerativas do cérebro
Frutos secos: excelentes para uma boa saúde cardiovascular porque contêm diversos minerais e vitaminas (potássio, magnésio, fósforo, vitamina E, etc...)
Abacate: contem ómega 3 que ajuda a proteger o desgaste do cérebro
Tomate: tem propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção de alguns tipos de cancro e em acidentes vasculares cerebrais
Sementes de chia: hoje em dia já é muito fácil de as encontrar. São ricas em ómega 3 e melhoram a atividade cerebral
Azeite: possui antioxidantes que ajudam no combate aos danos dos radicais livres, bem como a proteger o coração originando uma boa circulação do sangue
Peixe: são ricos em fósforo e por isso ajudam a fortalecer o cérebro e a melhorar a memória
Chá verde: é um antioxidante que ajuda a prevenir doenças do coração e as que afetam o cérebro
Cacau: evita o envelhecimento prematuro do organismo e das células
Brócolos: preserva a boa saúde do cérebro e potencia a memória
Comentários