São muitas as vezes em que o verdadeiro motivo surge mascarado por outro que esconde a verdadeira motivação e isso poderá, desde o início, levantar dúvidas.
Ficam alguns exemplos de motivações para começar a praticar fitness:
1- Querer realmente praticar exercício físico
Muitas vezes o indivíduo é levado a iniciar uma atividade por moda, sem saber ao que vai, ou pelo facto de ter algum amigo que pratica e que o impulsiona a experimentar, mesmo sabendo que por vezes nem é o mais aconselhado. O resultado pode ser muito bom, mas também pode levar à desistência algum tempo depois. Encontre realmente o exercício que o motiva.
2 - Encontrar a verdadeira motivação para iniciar a prática de fitness
A verdadeira motivação está dentro de nós. Sinceridade e honestidade acima de tudo. Lute por si e não para os outros.
3 - Escolher o local (Health Club/ginásio/estúdio ou Outdoor)
Nem todos têm a possibilidade de treinar num espaço equipado, como um Health Club, mas cada vez há mais opções. Basta apenas querer. Tenha sempre em conta se gosta de nadar, de ginásio ou de aulas de grupo.
4 - Depender apenas de si próprio
É bom treinar com amigos ou colegas, mas também se torna muito fácil arranjar desculpas para faltar aos treinos caso a companhia de treino falte. Trabalhe para os seus objetivos.
5 - Ser verdadeiro consigo próprio
Nada lhe dará mais prazer do que estipular um objetivo e conquistá-lo. Faça um diário onde anote todo o seu dia, descreva o seu treino, alimentação, estado físico e emocional. Seja o seu próprio psicólogo, analise-se com sinceridade.
6 - Pedir ajuda se sentir que a sua motivação o impede de ter resultados
Escolha um personal trainer e/ou um nutricionista para o ajudar a definir o seu caminho.
7 - Congratule-se com os resultados obtidos
Mime-se e festeje os resultados alcançados. Compre algo para si, beba ou coma algo diferente, mas saudável.
8 - Ajude alguém que passou pelas mesmas dificuldades ao início
Todos sabemos como é difícil iniciar e ser consistente nos objetivos físicos ou emocionais a que cada um se propõe, no entanto, depois de passada a fase complicada, porque não dar a mão a quem está a iniciar e se sente um pouco "deslocado"?
9 - Trabalhe o pensamento positivo
Esta é talvez a motivação mais difícil de todas. Nem sempre se consegue atingir os resultados com que sonhamos e muitas vezes existem percalços pelo caminho que abalam física e emocionalmente e fazem repensar a vontade de continuar, certo? Pense sempre em si, para si e por si! Siga a velha máxima "se e eu não gostar de mim, quem gostará?".
10 - Seja consistente nos seus resultados e continue a treinar!
Já alcançou o que queria? Procure bem em si e encontrará novos objetivos. Continue a treinar e lembre-se que "a motivação está em si".
Bons treinos!
Texto: Célia Mestre - Personal Trainer no Holmes Place Avenida da Liberdade
Comentários