A celulite pode ser combatida, mas para isso é necessário conhecer o problema melhor. Entre várias células do nosso corpo, existem os lipócitos, que têm a função de armazenar em forma de gordura,  a energia em excesso que consumimos. Estas células vão acumulando gordura, inchando e multiplicando-se à medida que o consumo de calorias continua a ser excessivo, espalhando-se pelo corpo todo (determinado pelas hormonas, mais nas coxas nas mulheres e mais na barriga nos homens).

Estas células formam o tecido adiposo e entre elas correm vasos sanguíneos e linfáticos que transportam oxigénio, nutrientes e produtos metabólicos. O aumento do volume das células e a consequente compressão dos vasos circundantes, promove o edema e processos inflamatórios que levam à modificação da parede celular e espessamento da mesma. As células ganham então uma nova forma e uma resistência maior para a sua destruição. Destacam-se das outras células e formam nódulos que podem ser visíveis através da pele.

Esta inflamação do tecido muscular é muito frequente nas mulheres (90%), principalmente após a gravidez, mas os homens não estão livres do perigo. Como referido anteriormente, a causa principal são os maus hábitos alimentares, mas o sedentarismo não ajuda, sendo um problema de origem vascular, quanto melhor a forma física, menor a probabilidade de ocorrência da celulite.

Existem vários tratamentos com cremes, aparelhos vários e massagens, que visam a resolução deste problema, mas o que mostra mais resultado ainda é a combinação de uma dieta alimentar apropriada e controlada com o exercício físico regular.

O seu plano de treino deve incluir treino cardiorrespiratório moderado a intenso, pelo menos 5 vezes por semana entre 30 a 60 minutos, e um treino com resistências (pesos) pelo menos 3 vezes por semana. O treino com resistências deve incluir sempre os grandes grupos musculares em circuito moderado a intenso.

Exemplos de exercícios para combater a celulite:

Lunge

Lunge

Saltar à corda

Saltar à corda

Burpees

Burpees

Em suma, para se livrar da celulite, não pense em milagres. Vai ter de pagar com muito esforço, suor e dedicação para ter as melhorias que deseja na sua saúde e fisionomia.

Bons treinos!

Paulo Ah Quin – Regional Master Trainer Holmes Place

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.