Os movimentos suaves de cruzamento de fibras, músculos e tendões favorecem o fluxo sanguíneo, linfático e energético.

Estes movimentos, aplicados em sequências específicas, estimulam mudanças estruturais autocorretivas, que promovem o equilíbrio corporal global. Assim sendo, pelo estímulo da fáscia muscular, são ativados os recetores que recebem resposta do sistema nervoso central equilibrando tanto o sistema simpático como o parassimpático.

O tratamento

Uma sessão da Terapia Bowen consiste numa série de movimentos suaves sobre músculos, tendões, fáscia ou ligamentos. Uma sessão de tratamento tem uma duração de aproximadamente 30 a 45 minutos, dependendo do caso período no qual o paciente permanece deitado numa marquesa.

Os movimentos sequências da Terapia Bowen dão início ao relaxamento dos músculos flexibilização nas fáscias musculares, aumentando a circulação linfática e sanguínea. A sessão pressupõe também momentos de pausa em que é permitido ao corpo absorver os impulsos que lhe são aplicados.

A frequência das sessões da Terapia Bowen é semanal, permitindo assim ao corpo responder aos estímulos que recebe no tratamento. O número de sessões necessárias num tratamento completo depende da gravidade da doença e da resposta do corpo do paciente ao tratamento.

Na maioria dos casos o alívio da dor ocorre ainda na primeira sessão, sendo que os sinais de bem-estar geral podem ser sentidos em três a quatro sessões. É muito importante seguir as recomendações do pós-tratamento nomeadamente:

- Prática de, pelo menos, atividades físicas leves como andar 30 minutos diariamente;

- Correção da postura corporal;

- Consumo de água em quantidade suficiente de modo a ajudar limpar o sistema linfático e ajudar recuperar os músculos;

- Descanso apropriado e equilíbrio d arotina diária.

Vantagens

Não invasiva: A Terapia de Bowen é absolutamente suave, não tendo quaisquer contraindicações ou efeitos secundários.

Imediata: A Terapia de Bowen revela-se eficaz desde as primeiras sessões sendo que o paciente começa a sentir uma melhoria substancial nos sintomas.

Maior qualidade de vida: Entre os benefícios da Terapia de Bowen para a qualidade de vida dos pacientes destaca-se o alívio da dor e dos vários sintomas das suas doenças.

Por Cláudia Both, Terapeuta

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.