Em destaque

Risotto de alheira, linguiça e cogumelos

Tradicionalmente associados ao inverno, os enchidos surgem surpreendentes neste prato de inspiração italiana

Ingredientes

Alheira tradicional 1 unidade
Linguiças 3 unidade
Cogumelos frescos inteiros 1 embalagem
Arroz arbório 1 chávena almoçadeira
Cebola picada 1 unidade
Alhos picados 3 dente
Aipo de rama 2 ramo
Caldo de legumes 1000 ml
Azeite q.b.
Malagueta seca pequena 1 unidade
Sal adicionar q.b.
Queijo parmigiano ralado 3 colheres de sopa

Preparação

Num tacho, verta um fio de azeite e faça um refogado com a cebola, o alho e o aipo picado. Deixe refogar até a cebola amolecer.

Entretanto, numa frigideira, com um fio de azeite, salteie os cogumelos, cortados em quatro, até que o líquido que se vai formando evapore.

Retire os cogumelos para uma tigela, na mesma frigideira, verta mais um fio de azeite e salteie a linguiça às rodelas e a alheira, sem pele, cortada aos pedaços. Deixe saltear uns minutos e reserve.

No tacho do refogado, acrescente a malagueta e o risotto, envolva e acrescente um pouco do caldo de legumes, mexa e deixe evaporar, sempre em lume médio. Adicione mais caldo sempre que este se evapore e sem parar de mexer. Repita este processo até que o risotto esteja cozido, cerca de 12-15 minutos.

De seguida, acrescente os cogumelos, mais um pouco de caldo, mexa, deixe cozinhar dois a três minutos, depois acrescente o preparado da alheira. Envolva bem, se necessário acrescente mais caldo, envolva e retire do lume. O risotto deve apresentar uma textura cremosa.

Acrescente o queijo parmigiano ralado, um pouco de aipo e sirva de imediato.

Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.