Em destaque

Risoto de mexilhões e tomate

Esta receita esta cheia de deliciosos sabores italianos, que combinam com a espelta para fazer um prato realmente nutritivo. Também funciona bem com cevada.

Ingredientes

Mexilhões frescos 1 kg
Vinho branco seco 150 ml
Manteiga 3 colheres de sopa
Cebola grande picada 1
Dentes de alho, esmagados 2
Espelta integral, enxaguada 300 g
Pasta de tomate seco 3 colheres de sopa
Paprica moída 1 colher de chá
Orégãos frescos picados 2 colheres de sopa
Folhas de louro seco 3
Caldo de peixe ou de legumes 350 ml
Tomate em pedaços 1 lata de 400 g
Azeitonas pretas descaroçadas, grosseiramente picadas Um punhado
Sal e Pimenta usar a gosto

Preparação

Escove ou raspe os mexilhões em várias mudas de água fria. Com um puxão arranque as barbas fibrosas, descarte todas as conchas danificadas ou mexilhões abertos que não se fechem ao toque firme de uma faca.

Deite o vinho numa caçarola grande e deixe levantar fervura. Junte os mexilhões, tape e deixe cozinhar durante cinco minutos, agitando a panela com frequência até os mexilhões abrirem.

Verta para um coador grande colocado sobre uma tigela. Quando estiverem suficientemente frios para manusear, retire os mexilhões das conchas (guarde um punhado com concha para decorar).

Derreta a manteiga numa caçarola limpa e salteie a cebola levemente durante cinco minutos, até amaciar. Deite o alho e a espelta e salteie durante um minuto. Adicione o líquido da cozedura dos mexilhões que reservou, a pasta de tomate, a paprica, os orégãos e as folhas de louro. Deixe levantar fervura e reduza o lume para brando. Deixe cozinhar, mexendo, até os sucos serem absorvidos.

Adicione o caldo e deixe cozinhar mais 25 minutos até a espelta ficar tenra, mas firme. Misture um pouco de água se os sucos secarem.

Misture o tomate, as azeitonas e todos os mexilhões (incluindo os que reservou nas conchas). Tempere a gosto de sal e pimenta, e deixe cozinhar mais cinco minutos até aquecer por completo. Divida por tigelas rasas com uma concha e sirva.

Esta receita é parte integrante do livro "Grão a Grão", uma edição Vogais.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.