Em destaque

Pastéis de massa, sultanas e canela

A associação aos pastéis de Tentúgal é imediata, mas estamos perante um doce diferente. Ainda estaladiços são uma tentação e contrastam com a leveza das natas

Ingredientes

Massa filo 4 folhas
Maçãs 3 unidade
Açucar Mascavado 120 g
Manteiga com sal 70 g
Sultanas 70 g
Canela em Pó 1 colher de café
Manteiga sem sal derretida 20 g
Açucar em pó para polvilhar usar a gosto

Preparação

Sobrepor as quatro folhas de massa filo e cortar em quatro partes iguais, de modo a que fiquem com 16 retângulos, reservar. Fazer o recheio: levar a manteiga com sal e o açúcar num tacho ao lume, deixar caramelizar. Descascar, descaroçar e cortar as maçãs aos cubos, juntar à manteiga caramelizada, acrescentar a canela, deixar apurar dez minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Adicionar as sultanas, deixar ao lume mais cinco minutos. Pré-aquecer o forno a 175 ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Fazer a montagem dos pastéis: sobrepor dois retângulos de massa filo, pincelar com a manteiga derretida, colocar duas colheres de sopa de recheio no centro da massa, enrolar, dobrar as pontas dos pastéis para cima e pressionar, de forma a que fiquem fechados. Colocar os pastéis no tabuleiro e pincelar com a manteiga derretida. Levar ao forno durante 15 minutos.

Polvilhar com açúcar em pó e servir com 100 ml de natas batidas com uma colher de sopa de açúcar (facultativo).

Mais no blogue Há alguém mais gulosa do que eu?

Pode, também, encontrar receitas da autora no livro "Há alguém mais gulosa do que eu?"

Pastéis de massa, sultanas e canela
Pastéis de massa, sultanas e canela
Receita do parceiro

Em destaque