com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Pão semi integral sem côdea

Um pão ideal para cortar em fatias, congelar e utilizar consoante a necessidade, excelente para fazer sanduíches ou canapés.

Ingredientes

Farinha Tipo 65 360 g
Farinha de espelta integral 215 g
Fermento de padeiro fresco 30 g
Sal 10 g
Água 430 g

Preparação

Misture as farinhas num recipiente. Faça uma cavidade no centro e adicione a água morna e o fermento. Misture ligeiramente com a ajuda de uma colher de pau.

Adicione o sal e continue a misturar, até obter uma massa homogénea e pegadiço.

Verta a massa para outro recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente ou com um pano e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.

Entretanto, coloque Uma panela ao lume com cerca de 1, 5 litro de água. Coloque sobre o fundo, mas sem que toque na água, uma grade, tipo os suportes que vêm com os microondas para a função grill, ou um recipiente e, em cima, a grelha.

Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com papel alumínio, deixando espaço para que o pão cresça em altura.

Coloque a forma sobre a grelha, coloque a tampa e cozinhe por cerca de 45 minutos, assegurando-se que a panela tem sempre água. Adicione um pouco mais, caso seja necessário.

Abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

Preparação na yammi:
Coloque na panela ou copo a água e o fermento desfeito e programe três minutos a 37 ºC na velocidade 3.

Adicione as farinhas e o sal e programe dois minutos na Função Amassar.
Verta a massa para um recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.

Entretanto, coloque na panela ou copo, um litro de água e programe 50 minutos na Função Vapor.

Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com um pouco de papel vegetal.

Coloque a forma na bandeja de vapor, com a tampa e coloque-a sobre a panela ou copo.

Quando terminar o tempo, abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

Dicas

Pode substituir a farinha de espelta por igual quantidade de farinha de trigo integral ou centeio. Experimente adicional alguns frutos secos ou sementes. Depois de frio, corte o pão em fatias e coloque-as dentro de um recipiente ou em sacos com fecho hermético no congelador. Aguentam várias semanas, com as características do primeiro dia.
Receita do parceiro

Em destaque