com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Omeleta de curgetes

Ovos, curgetes e queijo parmesão. Juntos contribuem para uma omelete de sabor irresistível e consistência leve

Ingredientes

Curgetes pequenas, cortadas em rodelas finas 8
Cebolas, cortadas em rodelas finas 2
Azeite 6 colheres de sopa
Sal marinho e pimenta preta, moída na altura usar q.b.
Ovos, batidos 6
Queijo parmesão, ralado na altura 60 g

Preparação

Leve ao lume as curgetes e as cebolas às rodelas, numa panela com metade do azeite, e refogue tudo até a cebola ficar translúcida.

Junte um pouco de água e tempere com sal e pimenta.

Deixe cozer até as curgetes estarem tenras. Pode juntar as curgetes cozidas ainda quentes aos ovos batidos ou esperar que arrefeçam. Depois de misturar as curgetes com os ovos, junte o queijo parmesão e tempere com sal e pimenta.

Aqueça o azeite restante numa panela baixa, em lume brando. Quando estiver muito quente, deite a mistura de ovo. Agite a panela para espalhar a mistura e empurre o ovo líquido para o centro, à medida que vai trabalhando. Frite até a parte inferior começar a ficar dourada.  Vire a omeleta, pondo a tampa ou um prato sobre a panela e dando a volta. Ponha de novo a panela no lume e, com muito cuidado, deixe escorregar a omeleta (o lado ainda por cozer para baixo) para a panela.

Deixe cozinhar por algum tempo, menos que o anterior, até a parte inferior estar dourada e firme. Faça escorregar a omeleta para uma travessa limpa e lisa e sirva-a quente ou fria.

Esta receita é parte integrante do livro "500 receitas: pratos italianos" uma edição Booksmile.

Receita do parceiro

Em destaque